A figura abaixo mostra um circuito que consiste de uma lâmpada de lanterna, de 3,0 V e 1,5 W, e de fios ideais sem resistência. O fio à direita do circuito, com 10 cm de comprimento, é puxado com velocidade constante v em presença de um campo magnético perpendicular de intensidade igual a 0,10 T. Responda as a questões a seguir: a. Que velocidade deve ter o fio para conseguir ligar a lâmpada e fazê-la brilhar inteiramente? b. Que força é necessária para manter o fio em movimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
b)
Explicação:
a) O fluxo do campo magnético que a espira está imersa é dado por:
onde é o módulo do campo magnético, a área da espira e o ângulo entre o vetor do campo magnético e o vetor normal da área da espira. No exercício:
A área da espira aumenta conforme o fio se desloca, como a sua velocidade é constante, a medida é dada pela expressão: . O campo magnético gera na espira uma corrente induzida no sentido anti-horário (pela regra da mão direita), portanto, o vetor do campo magnético e o vetor normal da área da espira estão na mesma direção e sentido, logo .
Pela lei de Faraday-Lenz, a variação do fluxo magnético gera uma força eletromotriz no circuito dado por:
Substituindo, a equação do fluxo e os dados do exercício:
A lâmpada presente no circuito:
A sua resistência é de:
A corrente necessária no circuito para que a lâmpada acenda em sua máxima intensidade, da lei de Ohm:
Assim, com a forma eletromotriz do circuito , a corrente e a resistência da lâmpada, pela lei de Ohm, a velocidade necessário do fio é:
b) A força magnética em um fio retilíneo é de:
Onde é o comprimento do fio e o ângulo entre a direção da velocidade e corrente e o vetor do campo magnético.
Substituindo os valores do exercício e o calculado no item a: