A Figura 1 apresenta três traçados possíveis para um projeto de construção linear (como o de um duto ourodovia), que visa ligar os pontos A e B. A execução de cada um desses traçados implica a ocorrência deimpactos ambientais diferentes. Nesse contexto, faz-se importante considerar a hierarquia de mitigação deimpactos ambientais, apresentada na Figura 2.Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir, sob a ótica dos potenciais impactos dos traçadosna vegetação.I. O traçado que permite evitar maiores impactos é a combinação de 3 e 2.II. A seleção do traçado 1, implica a necessidade de se adotar medida de compensação, dado o provávelaumento da fragmentação da vegetação.III. A área do projeto apresenta trechos com potencialidades para servirem como conexões entrefragmentos de vegetação de média e alta importância, as quais poderão servir como futuras áreas decompensação.IV. O melhor traçado apresentado é o 1, seguido pela combinação de 1 e 2, visto que o projeto, nessascondições, não impactará diretamente a vegetação, o que evitará e reduzirá os impactos ambientais.V. A combinação dos traçados 1, 2 e 3, no sentido A-B, implicará impactos de média importância sobre avegetação, o que indica a necessidade de adoção de medidas de correção e compensação.É correto apenas o que se afirma emA III e IV.B I, II e V.C I, IV e V.D II, III e IV.E I, II, III e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Com base nas informações, as afirmações sob a ótica dos potenciais impactos dos traçado sna vegetação, é correto o que se afirma em: Alternativa E) I, II, III e V.
Na figura temos três traçados possíveis para um projeto de construção linear, nele devemos considerar a hierarquia de mitigação impactos ambientais de cada um desses traçados. Assim temos que:
A área do projeto possuem trechos com potencialidades para servirem como conexões entre fragmentos de vegetação de média e alta importância, que poderão servir como futuras áreas de compensação.
O traçado que permite evitar maiores impactos é a combinação de 3 e 2 pois eles permitem compensar, corregir, reduzir e evitar maiores riscos. O traçado 1, implica a necessidade de se adotar medida de compensação, dado o provável aumento da fragmentação da vegetação.