Biologia, perguntado por giupenteado, 1 ano atrás

A fibrose cística é uma doença hereditária que surge por funcionamento deficiente das glândulas exócrinas do organismo, sendo normalmente descrita como um conjunto de três principais sintomas: doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência pancreática exógena e elevação das concentrações de sódio e cloreto no suor. Trata-se de uma doença autossômica recessiva que resulta de uma mutação de um gene CFTR no cromossomo 7. A incidência da patologia é variável, de acordo com a população estudada, sendo razoável a incidência de um para 2.500 (1/2.500), com frequência de um portador do alelo em 40 pessoas na raça branca (1/40). A doença é menos frequente na raça negra; um para 17 mil negros americanos (1/17.000) e mais rara ainda em orientais; um para 90 mil (1/90.000).

De acordo com as ideias mendelianas, podemos concluir que:


a)O alelo que condiciona caráter normal corresponderia ao fator dominante de Mendel, ao passo que o alelo que desencadeia a doença seria o fator recessivo nas ideias de Mendel.

b)O gene CFTR é uma proteína relacionada às funções de glândulas exócrinas.

c)A fibrose cística é um caráter recessivo, pois o alelo que a condiciona é pouco frequente na população.

d)O cromossomo 7 seria o fator mendeliano, transmitido de geração a geração.

e)Tanto pessoas heterozigotas como homozigotas para o alelo mutado apresentam a doença.

Soluções para a tarefa

Respondido por moisespiraju
10
RESPOSTA CORRETA:

O alelo que condiciona caráter normal corresponderia ao fator dominante de Mendel, ao passo que o alelo que desencadeia a doença seria o fator recessivo nas ideias de Mendel.
Perguntas interessantes