A fenomenologia é um movimento filosófico considerado no embasamento da compreensão do conceito de percepção. Sobre esse movimento filosófico, assinale a alternativa correta.
a) A fenomenologia consiste na crença de que a percepção que um ser humano tem do mundo está errada, pois não contempla a realidade.
b) A fenomenologia defende a crença de que um mesmo fenômeno será percebido da mesma maneira por diferentes pessoas, pois a maneira real é apenas uma.
c) Para a fenomenologia, a busca das essências, a volta às coisas mesmas, deve ser feita devido à compreensão de que a percepção é um recorte da realidade, não contemplando sua totalidade.
d) A fenomenologia é um movimento filosófico, não podendo ser considerada um método válido.
e) A redução fenomenológica consiste na eliminação por completo do “filtro” ou da “lente” de quem está observando dado fenômeno.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C) Para a fenomenologia, a busca das essências, a volta às coisas mesmas, deve ser feita devido à compreensão de que a percepção é um recorte da realidade, não contemplando sua totalidade.
A fenomenologia tende a ser considerada uma metodologia e também uma corrente filosófica, ela diz que existe uma determinada importância dentro dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos.
Tudo o que podemos saber em relação ao mundo se resume da fenômenos e para esses objetos ideais existem na mente a sua significação.
Bons estudos!
Resposta:
C) Para a fenomenologia, a busca das essências, a volta às coisas mesmas, deve ser feita devido à compreensão de que a percepção é um recorte da realidade, não contemplando sua totalidade.
Explicação:
A fenomenologia é movimento filosófico e também método de análise dos fenômenos. De acordo com essa perspectiva, a percepção é um recorte da realidade que, apesar de não estar errada, não contempla a sua totalidade.
Essa compreensão explicita a ideia de que a percepção de diferentes pessoas sobre um mesmo fenômeno pode ser divergente, pois envolve tanto aspectos da consciência de quem percebe quanto do próprio objeto ou fenômeno.
Para isso, a redução fenomenológica se faz importante, pois consiste no exercício de tentar eliminar ao máximo (ainda que não seja possível eliminar por completo) os aspectos prepostos ou preconcebidos dos fenômenos, retomando, na medida do possível, a essência do que é percebido.