ENEM, perguntado por macroente, 6 meses atrás

A família, diz Morgan, é o elemento ativo; nunca permanece estacionada, mas passa de uma forma inferior a uma forma superior, à medida que a sociedade evolui de um grau mais baixo para outro mais elevado. Os sistemas de parentesco, elo contrário, são passivos só depois de longos intervalos, registram os progressos feitos pela família, e não sofrem uma modificação radical senão quando a família já se modificou radicalmente (ENGELS, 1984). Por nunca permanecer estacionada, e sim, estar em constante evolução, diversos foram os modelos familiares existentes ao longo da história, cada qual com seus ditames, diretrizes, costumes e práticas. O homem percorreu um longo caminho de experimentos, e a cada estágio avançado, pouco a pouco descobertas eram alcançadas e a humanidade progredia.
No que diz a respeito ao direito da família, sobre os formatos familiares, a Constituição Federal de 1988 consagrou, além da família advinda do casamento, outras entidades familiares, como as oriundas da união estável e da comunidade formada por um genitor e seus ascendentes, a família conhecida como monoparental.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Trad. Leandro Konder. 9. ed.
Rio de Janeiro: Civilização brasileira. (Coleção Perspectivas do homem, v. 99, série ciências sociais), 1984.


A partir das informações apresentadas no texto sobre família e sobre o tema formatos familiares avalie as afirmações abaixo.

I. A família matrimonial é aquela advinda do casamento, que possui como característica a indissolubilidade da união entre um homem e uma mulher.
II. A família monoparental caracteriza-se como sendo uma entidade familiar formada por um dos pais e seus descendentes que só teve reconhecimento após 2 anos da Constituição Federal de 1988.
III. A família informal é aquela formada por uma união estável, incluindo, atualmente, a união entre pessoas do mesmo sexo, cujas normas do Código Civil foi inovada diante das legislações e normas exigidas por lei, antes da contituição de 1988.
IV. A família Homoafetiva foi legalmente reconhecida somente a partir da decisão Sistema Jurídico Internacional da união representada pelo Código de Defesa da União, cuja aprovação permitiu a união parcial de homoafetivas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.

Alternativa 2:
II apenas.

Alternativa 3:
III apenas.

Alternativa 4:
I, II, III e IV.

Alternativa 5:
I, II e III apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Denise230880
1

Resposta:

PAG 64 e 65

I, II, III e IV

Explicação:


paulohenriquequadros: a IV está errada Foi reconhecida somente a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal, em
2011, por meio da ADI nº. 4277 da ADPF nº. 132, que garantiu às uniões homoafetivas
os efeitos da união estável. Já no ano de 2012, o CNJ, posteriormente,
editou uma Resolução com o intuito de reconhecer a possibilidade de casamento
civil para o casal do mesmo sexo; portanto, não há que se discutir mais a possibilidade
ou não de um casal poder se unir civilmente.
iralinefernandamps: apenas a alternativa 1 esta correta
JHENNYCAMEDEIROS: CORRETA É Alternativa 1:
I apenas.
Respondido por Danas
0

A família matrimonial é aquela que se forma da união entre homem e mulher, já a monoparental ocorre quando só um dos pais está presente, é algo que surgiu com a CF/1988. As famílias informais vieram junto com a reforma do Código Civil depois da nova CF e pressupõe famílias formadas por união estável de pessoas do mesmo sexo. A família homoafetiva envolve o reconhecimento do casamento legal perante o Estado (alternativa 4).

O que é uma família atualmente?

Socialmente falando, família é qualquer grupo de indivíduos que vivem em comunhão e que tem intenção de ao menos um filho, mesmo que seja adotado. Legalmente, bastam duas pessoas se casarem para serem uma família.

Venha estudar mais sobre o direito familiar em:

https://brainly.com.br/tarefa/39823235

Anexos:

JHENNYCAMEDEIROS: RESPONDI ESSA AI DEU ERRADA.Alternativa 1:
I apenas.
Perguntas interessantes