A fábrica da Reckitt Benckiser (RB) em Derby, Grã-Bretanha, é um modelo de eficiência, mas você não vai encontrar muitos chefes por lá. As duas áreas de produção da unidade ultracompetitiva (uma faz líquidos de alto volume como o detergente Woolite, a outra é a única produtora de aerosóis da Europa) operam com equipes autolideradas. As equipes são responsáveis pelo treinamento, pela melhoria da produtividade e pelo controle de qualidade. A fábrica emprega 200 funcionários e possui apenas três gerentes de produção. Os funcionários recebem bonificações de equipe baseadas na qualidade dos produtos e na rapidez com que resolvem problemas de qualidade.
As equipes autodirigidas também alicerçam a produção da fábrica de produtos de saúde da RB em Hull, na Grã-Bretanha. “O pessoal nas linhas de frente decide como vai trabalhar nas próximas três ou quatro semanas”, conta um líder de equipe na fábrica de Hull, que produz o antiácido Gaviscon®
Soluções para a tarefa
Questões : 1) Identifique no texto os tipos de equipe da empresa RB.
2) Aponte os fatores que contribuíram/contribuem para o sucesso.
3) Analise a viabilidade e os riscos da implementação de equipes semiautônomas no setor de produção: você deverá imaginar se é possível ter equipes semiautônomas em linhas de produção de alimentos, de carros etc., sinalizando os possíveis impactos (positivos ou negativos).
Resposta:
1) Tipos de equipe da empresa RB:
"Operam com equipes autolideradas. As equipes são responsáveis pelo treinamento, pela melhoria da produtividade e pelo controle de qualidade... O pessoal nas linhas de frente decide como vai trabalhar nas próximas três ou quatro semanas".
Equipes virtuais. “Na maioria dos projetos de que participei, os membros de equipe quase sempre estão em países diferentes".
2) Análise dos fatores que contribuíram/contribuem para o sucesso:
Confiança, socialização, recompensas e eventos de formação de equipe, comunicação, papeis claros, habilidade tecnológica por exemplo.
3) Viabilidade e os riscos da implementação de equipes semiautônomas no setor de produção:
Você deverá imaginar se é possível ter equipes semiautônomas em linhas de produção, sinalizando os possíveis impactos (positivos ou negativos).
O exemplo acima retrata um caso de sucesso, mas há que se tomar certo cuidado. As pessoas têm que estar preparadas para se autogerir e se autorregular, pois do contrário, a produção pode ser um fracasso. Algumas pessoas podem não fazer a sua parte e isso pode levar a efeitos desastrosos. No trabalho complexo, a viabilidade de equipes autogeridas é maior em função da interdependência relativamente natural entre as pessoas que visam alcançar um resultado, que muitas vezes demanda integração entre membros.
Sobre essa fábrica ser um modelo de eficiência, o enunciado pergunta:
"Considerando as informações apresentadas, qual o tipo de equipe da empresa RB?"
A resposta é que eles possuem um tipo de equipe engajada.
Equipe engajada contribui para um modelo de eficiência
Uma equipe engajada possui vínculo muito forte com a empresa e preocupa-se com resultados do negócio. Assim, esforça-se para conseguir sempre melhorias. Os funcionários vão dando sugestões e demonstrando proatividade. Existem diversos processos focados em treinar equipes para que elas obtenham um máximo grau de engajamento, no sentido de leva o o trabalho ao nível de produtividade máxima.
Leia definições fundamentais para você entender um modelo de eficiência, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13723025
