Biologia, perguntado por aninhajuju0903, 7 meses atrás

A extinção de algumas espécies de animais do Ártico é consequência de um problema maior. Qual é esse problema?​

Soluções para a tarefa

Respondido por salazarguilherme240
2

Cada vez mais o desaparecimento das espécies ou ainda de grupos de espécies de animais é um fator considerado bastante preocupante para o ecossistema brasileiro. E o país conta sem dúvida alguma com a maior biodiversidade do mundo, concentrando mais de 20% de um total de espécies animais que estão presentes no planeta para que se tenha uma ideia de sua grandiosidade. Com isto toda a preocupação acontece devido aos animais que são necessários para a continuação dos sistemas de manutenção da biodiversidade, como por exemplo a polinização das plantas, além da reciclagem de diversos nutrientes, bem como a fixação de nitrogênio para o solo, além é claro de toda a dispersão das sementes entre vários outros sistemas que garantem assim um bem estar voltado como um retorno para a humanidade.

Um Processo Injusto com a Natureza

Apesar de ser um processo considerado lento, este sistema de extinção dos animais cada vez mais vem acelerando com o tempo. E entre as suas causas principais podemos falar sobre a degradação do meio ambiente, as catástrofes naturais, os incêndios florestais, bem como a extração desordenada, a poluição entre uma série de outros fatores que poderão interferir de forma direta através do meio ambiente o que ainda poderá aumentar o grau de isolamento de todas as espécies existentes. Outro fator considerado bastante agravante são os colecionadores de animais, as lojas de animais, os zoológicos e ainda os exploradores que poderão figurar entre os principais responsáveis pelos aumentos desta taxa triste e alarmante de moralidade de animais silvestres o que gera automaticamente a extinção de espécies nativas, já que podemos citar que a cada dez animais que são retirados da natureza, somente um deles acaba sobrevivendo.

A extinção de algumas espécies de matas nativas por exemplo, não quer dizer que elas sumiram totalmente do planeta, é possível sim se encontrar estes animais porém com algumas características bastante modificadas. O que de forma alguma reduz o impacto negativo que é provocado e que poderá ameaçar toda a conservação da biodiversidade do país e também do mundo para as possíveis gerações futuras terem acesso aos meios naturais. Somente aqui no Brasil já existem mais de 627 animais em risco altíssimo de extinção. E no ano de 2012 houve através do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, e a Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)], o lançamento do chamado livro vermelho das Espécies que são ameaçadas de extinção, por isso confira a seguir algumas informações sobre estes animais.

Perguntas interessantes