A expressão “interação escola-família” se baseia na ideia de Gestão Participativa na escola e implica em diferentes formas da participação coletiva das comunidades escolar e local nos processos de Gestão de Recursos e na construção da Proposta Pedagógica. O modo como ela é exercida pode ser fortalecido por meio de ações que promovam, articulem e envolvam as pessoas na gestão escolar. Isso significa que:
a interação escola-família não dá o direito à família de participar da construção da Proposta Pedagógica da escola.
não cabe ao professor a incumbência de colaborar com as atividades de articulação da escola entre as famílias e a comunidade.
a interação escola-família é fundamental para o planejamento da ação pedagógica.
a interação escola-família cria uma visão de conjunto associada a uma ação de corporativismo, voltada para interesses pessoais.
Soluções para a tarefa
É importante que se promovam relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade como forma de articulá-las no processo educativo e de integrar a escola à sociedade contemporânea.
Você é diretor em uma escola da rede municipal de ensino e está passando por dificuldades para integrar as famílias nas atividades propostas pela instituição.
De acordo com a proposta da formação dos órgãos colegiados, o que pode ter contribuído para que os pais não aderissem à implementação do órgão na escola?
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A criação de órgãos colegiados tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão, visando ajudar o estabelecimento de ensino em todos os seus aspectos, por meio da participação de pais, professores e funcionários. Uma das formas de aproximar as famílias das instituições de ensino é a criação de tais órgãos. Para Lück (2011, p. 66), “seu significado está centrado na maior participação dos pais na vida escolar, como condição fundamental para que a escola esteja integrada na comunidade, assim como a comunidade nela, que se constitui na base para a maior qualidade do ensino”. No entanto, é importante destacar que não é um processo imposto, tampouco restrito a alguns pais; ele deve se estender a todos os interessados que buscam melhorias na educação.