A expressão Indústria Cultural foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles foram dois importantes pensadores de um instituto de pesquisa alemão conhecido como Escola de Frankfurt. Se pensarmos no termo ‘indústria’, lembraremos de uma produção massificada, em série. A indústria cultural produz, portanto, um produto cultural. Pensar em indústria cultural é pensar em uma cultura feita para o consumo e para a geração de lucro. Alguns filósofos da Escola de Frankfurt estudaram esse conceito bem a fundo: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Hebert Marcuse e Walter Benjamin. Marque a alternativa que não corresponde ao mecanismo da industrialização cultural: * O conteúdo disseminado por esses meios de comunicação visam produzir no espectador a aceitação da cultura dominante, ao invés de gerar pensamento crítico. Os bens culturais se tornam mercadorias e a cultura se massifica, sendo altamente distribuída. Esse processo é chamado de estratificação da cultura que, por sua vez, gera homogeneização das pessoas, do conteúdo, da reflexão. A cultura e os meios de comunicação começaram a produzir um tipo específico de conteúdo de massas , que extrapola o sentido da arte e que se relaciona à ideologia dominante. O capitalismo, através da massificação dos bens culturais, faz com que o trabalhador, em seu momento de lazer, sofra um processo de alienação. O lazer torna-se, desse modo, prolongamento do trabalho.
Soluções para a tarefa
A alternativa que não corresponde ao mecanismo da industrialização cultural é: Esse processo é chamado de estratificação da cultura que, por sua vez, gera homogeneização das pessoas, do conteúdo, da reflexão.
A Indústria Cultural
Indústria Cultural é uma expressão utilizados pelos filósofos da Escola de Frankfurt, como crítica ao capitalismo e ao processo de industrialização da arte, como forma de homogeneizar a cultura, transformando-a em um produto para consumo em massa.
Estratificação pertence a sociedade, como forma de expressão de segmentos socais. Portanto, a cultura de massa não opera por segmentos estratificados, mas busca mecanismos de nivelação da cultura, simplesmente reforçando a relação entre dominantes e dominados.
Aprenda mais sobre A Indústria Cultural em: brainly.com.br/tarefa/29460426
#SPJ1