A expressão corporal nos ensina há milênios uma linguagem sem palavras que permite a
comunicação, estabelece a fraternidade nos gestos comuns, a dança revela os sentimentos e evidencia
ideias. Era disso que se serviam os povoas africanos, aqui escravizados, protestando e reivindicando
seus direitos e desejos, expressando a linguagem do corpo na revolta, na insubordinação às regras
escravocratas, fugindo de seus senhores, formando quilombos, afirmando sua cultura resistindo à
opressão. Essa busca de afirmação cultural até hoje está viva. As danças afro-brasileiras permanecem
acopladas na pluralidade da capoeira, estas que serviram como pilar de sustentação, camuflando a luta
libertina e enganando a sociedade feudal. Com base no texto de ADORNO, 1999, a Capoeira pode ser
considerada, na perspectiva da cultura corporal, Jogo, Esporte, Dança e Luta. Na perspectiva da Dança,
por enfatizar
(A) os movimentos culturais sem rimas, o que garante um tom de luta contra a opressão.
(B) a expressão corporal ritmada, intencional, abarcando sentimentos e emoções com finalidade e
objetivos de caráter amplo e coletivo.
(C) meio didático desvinculado da cultura popular, rememorando a cultura afro-brasileira como grande
potência social.
(D) movimento teórico, intelectual e coletivo, manifestada por grupos de que lutavam por liberdade.
(E) prática vinculada a heranças identitárias e culturais europeias.
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Resposta:
(B) a expressão corporal ritmada, intencional, abarcando sentimentos e emoções com finalidade e objetivos de caráter amplo coletivo
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