A experiência filosófica está presente no dia a dia da profissão docente, porque problemas filosóficos fazem parte dos processos de ensino e de aprendizagem, ou seja, no seu dia a dia, o docente se questiona: o que é conhecer?; tudo é possível do conhecimento?; por que alguns educandos têm mais facilidade para aprender?; para que é necessário aprender?; dentre outras perguntas.
A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica. Assim, mediante à filosofia, a “experiência vivida” é transformada em “experiência compartilhada”, isto é, em um saber a respeito dessa experiência. Em última análise, cabe à filosofia fazer crítica da cultura. Conforme argumentam Aranha e Martins (1993, p.28), “só assim será possível desvelar as formas de dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia”.
ANDRADE, Vinicius. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. UniCesumar: Maringá/Pr., 2021.
Considerando as ideias acima e a ação docente, imagine a seguinte situação: Você é professor do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto multidisciplinar em conjunto com outros professores de diferentes áreas. Vocês precisarão justificar a importância de uma série de temáticas que serão tratadas no referido projeto. Dentre tais temáticas, uma delas diz respeito à filosofia. Assim, a partir do texto anterior, dos conteúdos pontuados em aula e no material de estudo desta disciplina, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 15 linhas, que justifique a importância da filosofia na prática educacional atual.
Soluções para a tarefa
A filosofia é um mecanismo importante de reflexão e de mobilização em relação a uma atuação interdisciplinar.
A importância da filosofia na prática educacional atual
Na introdução do texto, pode-se mencionar o que caracteriza o pensamento filosófico e os motivos que fizeram ele surgir no mundo e na sociedade que necessitava de explicações lógicas.
No desenvolvimento textual, considere o estado atual da educação no cenário brasileiro e como a filosofia poderia ser útil a essa mudança de estrutura e de conhecimento.
Na conclusão, ressalta-se a imprescindibilidade do pensamento filosófico na vida dos educandos e a forma como o pensamento só acontece quando estimulado.
Saiba mais sobre a Filosofia da Educação em: https://brainly.com.br/tarefa/620740
#SPJ1
Resposta:
FILOSOFIA EDUCACIONAL
Desde sua criação a Filosofia busca o saber, e é entendida como um discurso racional que surgiu para contrapor o modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base educacional.
Diferente dos filósofos pré-socráticos (anteriores a Sócrates), os quais se preocupavam com questões cosmológicas (ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo, preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele), Sócrates se preocupava em entender como o conhecimento poderia contribuir para tornar o homem um ser inteligente e feliz.
A Filosofia tem por objetivo formular conceitualmente problemas que interessam ao pensar da atualidade, assim resultando em um investigação e questionamento de conceitos envolvidos, devolvendo a interrogativa sobre a verdade das palavras das coisas e do ser. Todos esse processo é fundamental para a formação de desenvolvimento pessoal de cada um, e a escola (ou ambiente de aprendizado) é fundamental e de extrema importante nesse processo, a qual deve estimular o discente (aluno) ao questionamento, ao debate e a reflexão, que são os pilares da Filosofia.
Observação:
Este é o meu trabalho e estou o disponibilizando para que você possa entender como fazer o mesmo, ou seja, aconselho você a também fazer uma pesquisa sobre o assunto para que possa realmente entender sobre o tema abordado e fazer o seu trabalho com suas próprias palavras e opinião, e não apenas copiar e colar, pois como sabemos, as instituições são bem rigorosas referente a plágio, pois não estamos tratando de um trabalho do ensino básico, e sim, de um trabalho de nível superior.
Espero ter ajudado. Bons estudos.