A expansão romana pelo Mediterrâneo melhorou a vida de todos os habitantes do
território romano. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Olá,
A expansão romana deu-se após a vitória contra Cartago nas Guerras Púnicas, que originaram a expansão marítima, criando novas rotas de comércio e o surgimento de base para o desenvolvimento comercial capitalista, enfraquecendo o feudalismo e seu sistema de posse de terras.
Antes da expansão territorial, boa parte do trabalho agrícola em Roma era realizada por homens livres, camponeses em sua maioria. Mas o processo expansionista necessitava de um exército cada vez maior, então os soldados eram recrutados entre camponeses, deixando as terras com pouca mão de obra. Por outro lado, as conquistas de novos territórios resultavam na escravização dos povos que ali habitavam. Os escravos eram usados principalmente em trabalhos agrícolas e nas minas, mas também em atividades nas cidades, como artesanato e comércio. E com a intensa dominação de territórios e povos conquistados virando escravos, a mão de obra escrava virou a base de sustentação da sociedade romana
Todo este contato com diferentes culturas acabou influenciando a cultura romana, e com o enriquecimento do império o estilo de vida da população passou a ser mais luxuoso.