)
A expansão marítima deu-se muito em função das descobertas e aperfeiçoamentos dos
instrumentos e técnicas de navegação utilizados pelos europeus até o século XV. Abaixo você
rá encontrar alguns exemplos. Identifique os instrumentos e técnicas de navegação a seguir e
explique a função de cada um.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Caravela,busula,astrolábio,balestilha e o quadrante
Explicação:
A Caravela na verdade, a grande importância da caravela foi precisamente o ter permitido que os Portugueses explorassem o Atlântico, e tivessem aprendido como se navegava neste Oceano.
A Bússula é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o sentido norte magnético, o que significa indicar aproximadamente norte geográfico, tal instrumento constituiu-se indispensável a todo e qualquer navegador.
O Astrobioé um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. ... Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.
A Balestrilha é um instrumento de orientação que foi muito usado na época dos Descobrimentos portugueses para orientação no mar, ajudando a determinar a latitude a que um navio se encontra.
O quadrante é na sua forma mais rudimentar, e tal como o nome indica, um instrumento que consiste num quarto de círculo graduado ao qual está fixo um fio de prumo. Já referido nos Libros del Saber de Astronomia (século XIII), a sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.
OU RESPOSTA MAIS PEQUENA
1 caravela
-usado para navega para outro lado.
2 bussula
-usado para saber a direção norte,sul,leste e oeste
3 Astrolabio
- usado para medir a altura dos astros acima do horizonte
4 balestilha -Era usado para determinar a posição dos astros no céu
-
5 trilha eo quadrante-a sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.