História, perguntado por valdasilvamarques3, 5 meses atrás

A expansão e crise da economia cafeeira, o aumento do fluxo da imigração europeia, a abolição da escravidão (1888) e a proclamação da República (1889), foram eventos que trouxeram grandes e importantes transformações para a sociedade brasileira como um todo. O novo regime republicano adotado no país, trazia consigo mudanças relevantes de ordem política organizativa, especialmente na descentralização proporcionada pelo regime federalista.

No plano da educação, tais transformações trouxeram significativas mudanças institucionais:

Soluções para a tarefa

Respondido por thipolido
1

O período histórico de abolição da escravidão e proclamação da Republica foi marcado por um intenso movimento separatista entre Igreja e Estado. Com isso, a educação deixou de ser baseada na religião e passou a ter aspectos mais laicos.

Porém, a Igreja continuava infiltrada implicitamente em algumas áreas da educação, através de escolas e redes de ensino, mesmo com a legislação geral e a organização educacional estarem em processo de transformação.

Brasil República e a Educação

Ao outorgar a primeira Constituição do Brasil, Dom Pedro I estabeleceu que a educação primária seria gratuita a todos os cidadãos.

O Brasil, antes uma monarquia, passa para o federalismo, com um presidente e governos estaduais. Essa fase foi marcada por grandes reformas.

Em relação a educação especificamente, o ensino se tornou direito público com ideais positivistas, criando grupos escolares e replicando o modelo por diversos estados.

Em paralelo, precisou-se estruturar uma administração educacional, com normas e parâmetros para delimitar os poderes e hierarquias dentro de uma escola.

Saiba mais sobre a História da Educação Nacional em: https://brainly.com.br/tarefa/51235780

#SPJ1

Respondido por michelemariano02
1

Resposta: resposta Certa A

Com a separação entre Igreja e Estado, a educação deixou de ter um caráter predominantemente confessional, como era até então, e passou a ter uma diretiva organizacional laica. Isso não significava que a Igreja deixava de ter o direito de promover a educação, por meio da criação de escolas e redes de ensino. Contudo, a legislação geral, e a organização da educação pública, deveria passar a ter um caráter amplo e laico, sem a interferência direta dos meios e poderes religiosos.

Explicação:

acertei na prova

Perguntas interessantes