A expansão da violência e criminalidade é, lamentavelmente, uma das marcas da sociedade brasileira. Os fatores relacionados a tal fenômeno são de ordens diversas e exigem distintas ações, tanto dos agentes públicos como da sociedade civil. A prevenção e a repressão são ações que, combinadas, demonstram certa eficiência no controle da violência e criminalidade. Acerca dos fatores sociais e econômicos relacionados com o crescimento da violência no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A profunda desigualdade social existente no Brasil é um dos fatores relevantes para o crescimento da miséria e exclusão social. PORQUE II- O empobrecimento provoca o não acesso a bens de consumo necessários para a sobrevivência, fato que em si mesmo, constitui uma forma de violência. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Dado o fato de que o não acesso a bens de consumo básico para a sobrevivência é uma forma de violência, a opção correta é a letra B.
Pobreza e violência
Uma das realidades mais tristes do nosso País e do mundo é que nele há cada vez mais pessoas empobrecendo e passando dificuldades na hora de ter bens de consumo básico. Isso aumenta a possibilidade de haver tanto a exclusão social como também o aumento de casos de violência social decorrente desse fato.
A letra B expõe isso corretamente, pois a medida em que a desigualdade social cresce no nosso País, mais aumenta a exclusão social das pessoas menos favorecidas. E isso contribui também para o aumento de violência.
Para saber mais sobre pobreza e violência social, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/2272427