A expansão da agroindústria açucareira atingiu proporções assombrosas. O negócio da produção e comercialização do açúcar formava uma complexa rede de interesses que atraiu ataques estrangeiros. Em 1624 membros do exército da Companhia das Índias Ocidentais atacaram e ocuparam a sede do governo-geral em Salvador, e lá ficaram durante quase um ano. Em 1630, o ataque a Recife iniciou uma longa guerra de ocupação e reconquista, na qual todos os recursos materiais e humanos da colônia foram mobilizados para expulsar os invasores. Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil. O texto deve ser relacionado com: *
invasões francesas;
ataques de corsários ingleses;
confrontos com espanhóis;
invasões holandesas;
ataques de corsários franceses.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D) Invasões holandesas.
O texto menciona as invasões holandesas no Brasil dentro do contexto da União Ibérica, 1580-1640. A Companhia das Índias Ocidentais possuía interesse na produção e venda do açúcar produzido no Brasil. Daí ocorreu uma invasão fracassada em Salvador no ano de 1624 e outra invasão em Pernambuco em 1630.
O texto apresentado deve ser relacionado com as invasões holandesas, e por isso a alternativa correta é a letra D.
Há a dissertação sobre as tentativas de invasão realizadas nos anos de 1624 e de 1630, sendo a primeira em Salvador e a segunda em Pernambuco. Essas invasões foram realizadas pelos holandeses, e foram motivadas com o objetivo de se aproveitar da agroindústria açucareira.
Ao realizar a leitura, é possível perceber que as invasões protagonizadas pelos indivíduos holandeses contaram com uma grande resistência da população local de Pernambuco. Isso está evidenciado no trecho "[...] todos os recursos materiais e humanos da colônia foram mobilizados para expulsar os invasores."
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/48368556