A existência de fratura frágil em materiais dúcteisgerou a necessidade de se compreender melhor osmecanismos de fratura. As pesquisas permitiram aquantificação das relações existentes entre aspropriedades dos materiais, o nível de tensão, a presençade defeitos geradores de trincas e os mecanismos de suapropagação. Os projetistas podem, dessa forma,antecipar e prevenir falhas estruturais. Tendo por base osprincípios da mecânica da fratura, utilizada na análise defalhas de amostras ensaiadas de forma controlada,assinale a opção correta.A Denomina-se tenacidade à fratura o valor crítico dofator de intensidade de tensão para o qual ocorreuma extensão da trinca.B A condição de deformação plana na análise demecânica da fratura é encontrada em placas finas,em que a direção de deformação zero é paralela àsuperfície da placa.C Os valores de tenacidade à fratura são maiores nosmateriais frágeis que nos materiais dúcteis.D O fator de concentração de tensão é a medida daresistência de um material à fratura frágil quandouma trinca está presente, e está relacionado aocomprimento da trinca e à tensão aplicada.E A tenacidade à fratura, por ser uma propriedadeintrínseca do material, é independente datemperatura, taxa de deformação e microestrutura.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A reposta correta é a letra A)
A mecânica das fraturas é a área da engenharia que tende a estudar os processos mecânicos que dão inicio a propagação das fendas, das fissures além de vários outros defeitos, os quais tende a diminuir a resistência do material, aquele que é provocado pela fratura do mesmo.
Além do mais, a mecânica de fraturas faz uso de métodos analíticos da mecânica dos sólidos e com isso consegue ter todo o aporte para poder calcular a força motriz de uma trinca, por exemplo.
Bons estudos!
Alternativa A.
Podemos afirmar que, de maneira geral, a tenacidade de um material trata-se do valor da capacidade do mesmo de resistir até fraturar.
Dessa forma, dizemos que a tenacidade de um determinado material pode ser mensurada por meio das medidas de ductilidade (a área sob a curva de um gráfico de tensão x deformação), ou ainda através da medida da energia absorvida de um ensaio de impacto.
Quando uma tensão é sobreposta à um determinado corpo e isto se dá acima do limite crítico, causa a fragmentação do corpo em duas ou mais partes, acontecendo o que chamamos de fratura.
Espero ter ajudado, bons estudos.