Biologia, perguntado por jmdpc2016, 11 meses atrás

A evolução biológica pode ser entendida como o conjunto de mudanças cumulativas que ocorrem ao longo do tempo e que se relacionam com as formas de adaptação dos seres vivos ao ambiente. Com relação a este assunto, analise as proposições abaixo.

( )Por mais diferenciados que sejam os ambientes, sempre existem os mesmos fatores de seleção natural; o que justifica a ocorrência de irradiação adaptativa durante a evolução.

( )Dois animais de ancestralidades diferentes, que apresentam estruturas adaptadas a uma mesma função, evidenciam um caso de homologia, o qual conduz à convergência adaptativa.

( )Rãs, crocodilos e hipopótamos, embora descendam de ancestrais diferentes, desenvolveram comportamentos similares e podem manter os olhos e as narinas alinhados, rente à superfície da água. Representam um caso de homologia adaptativa.

( ) A asa da abelha é desprovida de estruturas ósseas internas, diferentemente das asas do morcego; ambas, adaptadas ao voo. Como são animais de ancestralidades diferentes, constituem um exemplo de analogia adaptativa.

( ) A semelhança entre a estrutura interna da asa do morcego e a do membro superior humano, mamíferos que descendem de um ancestral comum, evidencia um caso de homologia adaptativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
3

A resposta correta é F-F-F-V-V, assim apontando que nem sempre existem os mesmos fatores de seleção natural nos ambientes, podendo ter um fator evolutivo que pode influenciar mias que o outro.

Assim temos que a comparação da asa da abelha com a do morcego que exerce a mesma função porem vem de ancestralidades diferentes, assim sendo corretamento nomeado como analogia adaptativa, e o uso do ser humano e do morcego para mostra a homologia adaptativa.

Perguntas interessantes