A Europa ocidental continuaria por todo o século XIX como o principal centro produtor e irradiador do pensamento e do conhecimento científicos e de sua aplicação em prol da Humanidade. Em outras palavras, o reconhecimento de uma metodologia, e de seus procedimentos, para o avanço do conhecimento, e a estreita e inovadora vinculação da Ciência com a Técnica gerariam um extraordinário surto tecnológico, na segunda metade do século, responsável, em parte, pelas profundas mudanças ocorridas na Sociedade nessa fase. (ROSA, Carlos augusto de P., 2. ed. O pensamento científico e a ciência no século XIX. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012, p. 15). A partir da segunda metade do século XIX, surgiu um conhecimento mais objetivo e que acabou por conduzir à constituição de diversas ciências contemporâneas. Qual foi um dos acontecimentos que contribuiu para esse evento? Assinale a alternativa correta. A) A queda da cidade de Constantinopla. B) Renascimento Cultural na Europa. C) A consolidação do pensamento positivista. D) A Santa Inquisição. E) A Reforma Protestante.
rafaelab71355:
RESPOSTA CORRETA: C) A consolidação do pensamento positivista. Verificada
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
A consolidação do pensamento positivista.
Explicação:
Respondido por
7
De fato a alternativa C está correta.
O positivismo vai de encontro a 3 estados, sendo:
- O metafísico;
- O empírico;
- Teológico.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.
Perguntas interessantes