A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs,
dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A
despeito das características que conferem especificidade a cada uma
delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses
elementos é a:
a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis
b) ausência de hierarquia eclesiástica.
c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.
d) afirmação da primazia da igreja sobre o Estado
e) crítica às estruturas sociais vigentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)
Explicação:
A) - celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.
O elemento apontado na alternativa B não se aplica, por exemplo, à Igreja da Inglaterra, que possuía uma estrutura hierárquica. Na alternativa C, aponta-se um elemento que não pode ser relacionado genericamente a qualquer uma das três religiões, uma vez que em todas elas verificaram-se manifestações de clara intolerância em relação àqueles que não as professavam. O elemento da alternativa D não pode ser associado a qualquer uma das três religiões; o mesmo se verifica em relação à alternativa E - Lutero, por exemplo, condenou veementemente as revoltas camponesas.
É correta a alternativa A, já que tanto a tradução da Bíblia para a "língua vulgar" (ou seja, a que era falada pelo vulgo, o povo, neste caso o alemão e o inglês) quanto a celebração dos cultos nestas mesmas línguas eram princípios gerais dos diferentes movimentos Protestantes, dentre eles o Calvinismo, Anglicanismo e Luteranismo.
Estes movimentos acabaram por reduzir a influência da Igreja Católica, que antes do Século XVI era o grande "coração" da vida cultural e política da Europa Ocidental (já tendo ocorrido, no Século XI, que havia separado o Cristianismo e reduzido a influência Católica na Europa Oriental), posto que perderia cada vez mais no decorrer dos séculos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22703114