Sociologia, perguntado por valdenecarvalho, 1 ano atrás

“A etnografia é uma descrição densa. O que o etnógrafo enfrenta, de fato – a não ser quando (como deve fazer, naturalmente) está seguindo as rotinas mais automatizadas de coletar dados – é uma multiplicidade de estruturas conceptuais complexas, muitas delas sobrepostas ou amarradas umas às outras, que são simultaneamente estranhas, irregulares, inexplícitas, e que ele tem que, de alguma forma, primeiro apreender e depois apresentar /.../ Fazer etnografia é como tentar ler (no sentido de ‘construir uma leitura de’) um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos...” (GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989. p.20.). Sobre o debate proposto por Clifford Geertz acerca da escrita etnográfica, pode-se afirmar que:

Escolha uma:
a. O objetivo do texto etnográfico para Geertz é examinar a política de confusão teórica e a ficção do real na criação de nativos. Assim, o objetivo do trabalho não é apresentar a verdade, mas a política da interpretação e representação que tornam os fatos verdadeiros.
b. A autoria da etnografia deve ser creditada aos nativos, devendo a autoria do antropólogo ser deslegitimada enquanto texto antropológico.
c. A escrita etnográfica é um tipo de escrita especial, realizada exclusivamente pelos antropólogos, e é isto que lhe dá legitimidade e credibilidade.
d. Geertz reconhece que todo texto etnográfico é uma construção, mas que isso não faz dele um texto literário. É um meio instrumental de convencer os leitores de que o antropólogo teve uma experiência incomum ao experienciar outros modos de vida em sociedades diferentes da sua.

Soluções para a tarefa

Respondido por souzakeo
1
letra D  Reconhece que todo texto etnografia é uma  Construção 

suzanaflores24: resposta D com certeza acabei de responder e acertei
Perguntas interessantes