A ética é um conceito que se transformou ao longo do tempo e das sociedades. A cada período histórico e diferente, a sociedade adotou uma concepção de ética. Isto fica evidente nas diferenças entre a ética na sociedade cristã e campesina medieval e na sociedade industrial e urbana moderna. Disserte sobre as principais diferenças entre a ética no período da Idade Média e a ética do Período da Idade Moderna.
Soluções para a tarefa
Idade moderna e idade contemporânea no período medieval
A principal diferença entre a ética nesses períodos é a mudança de uma perspectiva puramente religiosa e teocrática da Idade Média para uma perspectiva mais humana e racional na Idade Moderna. Também podemos destacar a coexistência de uma variedade maior de visões diferentes sobre este conceito durante a Idade Moderna.
Conceito de Ética na idade Média e na Idade Moderna
O conceito de ética na Idade Média era carregado de um viés religioso, mais especificamente, cristão. Os relacionamentos eram pautados na relação do indivíduo com Deus. Durante a Idade Média, a percepção era coletiva, tendo o indivíduo como parte da chamada coletividade cristã. Entendia-se que a fé e a caridade eram virtudes indispensáveis e fundamentais e que o auxílio divino era o que permitia a verdadeira prática do bem.
Durante a Idade Moderna, a sociedade incorpora uma nova visão sobre o indivíduo e sobre o conceito de ética. Ele passa a incorporar novas interpretações, a destacar-se as concepções: kantiana, marxista e relativista.
- Ética kantiana: o indivíduo é essencialmente egoísta, influenciado pela razão e pelo chamado espírito capitalista.
- Ética marxista: está fundamentada na igualdade social.
- Ética relativista: que considera a relevância da subjetividade do indivíduo. A virtude, segundo a ética relativista, está pautada pelo respeito às diferenças.
Aprenda mais sobre ética em:
https://brainly.com.br/tarefa/2771350
#SPJ1