A estrutura de uma aula ou atividades de Educação Física na escola ou fora dela, deve ser como uma boa história, ou seja, é necessário ter começo, meio e fim. Assim, as aulas/atividades devem ser organizadas e seguir uma estrutura composta por partes vinculadas entre si. Primeiramente pode ser feita uma roda de conversa sobre o que será desenvolvido na aula ou atividade, o professor/educador físico/ recriador pode ouvir sugestões dos alunos/indivíduos e fazer pequenas modificações no plano original. Na segunda parte é a mais visível dentro do processo da aula ou atividade da Educação Física, é nesse momento que as atividades propostas, planejadas acontecem, onde o indivíduo vai conhecer e aplicar as regras, as técnicas, os métodos, as habilidades, as estratégias e os procedimentos. E por fim, a terceira parte, que pode ser realizada novamente uma roda de conversa, só que dessa vez será discutido o que foi realizado na aula/atividade. Deste modo, vamos refletir sobre um plano de aula/atividade: 1-Desenvolva um plano de aula/atividades para o âmbito escolar. 2-Quais atividades são adequadas para a faixa etária de seis a dez anos. 3-Quais procedimentos devem ser tomados num plano de aula/atividade para motivar os indivíduos em relação as suas habilidades.
Soluções para a tarefa
Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:
Plano de aula: Atividade teórica + atividade prática.
Temática: A educação física enquanto instrumento de busca por uma vida saudável.
Conteúdo teórico: Apresentação de conceitos, relatos e textos que apresentem os benefícios da atividade física.
Conteúdo prático: Na quadra, o educador e os alunos irão realizar uma série de exercícios, onde o professor em questão irá iniciar para que os alunos entendam como se faz.
Sobre a educação física no ambiente escolar:
A educação física tem grande importância na manutenção da saúde do indivíduo, por isso, é importante que hajam tratamentos para auxiliar no controle metabólico, onde em sua fase crônica ela pode durar anos ou durante a vida inteira do indivíduo, incluindo hipertensão arterial e nível elevado de açúcar no sangue.
Mais sobre o processo de ensino:
https://brainly.com.br/tarefa/13483599