a estrutura de um relatório de pesquisa pode ser divididos em três elementos básicos quais são eles
Soluções para a tarefa
Estrutura de um Relatório de Pesquisa
Um Relatório de Pesquisa é um documento importante que sintetiza uma atividade laboratorial e as suas conclusões. Pode ser dividido em três partes básicas:
- Capa - Deve ter o título da atividade, o nome de quem a realizou, a data, e, se aplicável, a disciplina, a escola, o ano, a turma e o logótipo do agrupamento. Pode ainda ter uma imagem (sem legenda) alusiva ao trabalho.
- Conteúdo - Pode ser dividido nas seguintes partes:
- Introdução Teórica - Deve ser uma breve introdução, a explicar a teoria da atividade laboratorial a realizar (por exemplo: se vais dissecar um coração de um mamífero, na introdução teórica deves descrever o coração, dizer as suas funções, descrever a circulação, e por aí).
- Materiais - Deve incluir todos os materiais, sem omitir nenhum. Porém, não deve incluir materiais óbvios (ex.: se vais utilizar o microscópio, não é necessário dizer que é preciso uma mesa)
- Protocolo - Deve incluir todos os passos que foram realizados. Deve estar no pretérito perfeito, na primeira pessoa gramatical, e ser objetiva e detalhada. (ex.: Coloquei, cuidadosamente, uma gota de água sobre amostra)
- Resultados - Deve incluir os resultados do que foi observado. A forma de apresentação varia muito consoante o trabalho. Pode ser gráficos, tabelas, esquemas, fotografias, entre outros.
- Discussão - Um breve "porquê" dos resultados obtidos.
- Conclusão - Deve incluir as dificuldades detetadas, se gostaste ou não de fazer o trabalho e porquê, e até se for em grupo, se o grupo funcionou.
- Referências - Todos os materiais consultados (livros, apontamentos, sites da Internet, PowerPoints da professora, entre outros).
Nota: Na elaboração de um relatório, todas as imagens (exceto a da capa) devem estar legendadas (ex.: Figura 1 - Bisturi).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!