Pedagogia, perguntado por magdasantoslindasap, 11 meses atrás

A Estatística, enquanto conteúdo para a Educação Básica, é relativamente recente, mas ela existe desde a antiguidade, sendo utilizada por diversos povos, em diferentes contextos, principalmente para se obter informações, porém somente no século XVI é que surgiram as primeiras análises frente aos dados levantados, principalmente, no que diz respeito aos fatos sociais, como batizado, casamento, funerais, entre outros. Nesta perspectiva, podemos dizer que é a partir desse momento que a Estatística evolui e continua evoluindo, principalmente de acordo com o objeto de pesquisa ao qual se pretende investigar, lembrando que, objeto de pesquisa pode ser definido como aquilo que se pretende responder desenvolvendo um trabalho, é a questão central, do que pretende-se identificar e analisar, geralmente disposto na forma de  pergunta.

Diante do breve contexto histórico elucidado, é possível afirmar que a Estatística evoluiu passando a apresentar possíveis respostas frente a um objeto de pesquisa, partindo da parte observada, ou seja, um fato em específico, um conjunto de dados de um municipio e até mesmo de um país sobre determinado tema para a totalidade do conjunto, no caso a atribuição dos resultados obtidos,  expandindo-os para uma escala maior afim de generalizar o momento de tomadas de decisões.  
Agora, é com você meu caro(a) aluno(a): 
a- Você concorda com essa observação? Aponte algum exemplo atual ou antigo que retrate a utilização de dados locais para uma generalização em maior escala? Justifique sua resposta?
b- Por que faz-se necessário ter no currículo de um curso de pedagogia a disciplina de estatística aplicada a educação? Fundamente sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
34

a) Sim, isso porque a estatística permite que haja um maior banco de dados e que ele seja utilizado de melhor maneira.  

Podemos citar os dados do IBGE que tem seu tornado cada vez mais complexos e que possibilitam tirar melhores estudos sobre o que foi coletado.  

b) Pois possibilita ao aluno saber mais sobre a realidade da educação onde ele está, saber melhor como medir o aproveitamento dos alunos, poder fazer pequisas para melhorar sua atuação, dentre outros.

Assim, é importante que ele esteja persente na vida escolar do aluno desde a graduação.

espero ter ajudado!


magdasantoslindasap: Muito obrigada
Respondido por arielcrvlh
1

a) Sim, pois o processo de tratamento de dados foi informatizado, e com isso, as análises estatísticas são feitas com muita rapidez e agilidade.

Aqui, podemos citar como exemplo as planilhas de rendimento de funcionários em diferentes empresas.

Em casos de necessidade de corte de gastos, os cortes de pessoal podem ser feitos tendo como base essas planilhas, que são facilmente acessíveis com o processo de análise de dados estatísticos facilitado e modernizado.

Veja um exemplo de tomada de decisão baseado em dados aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23746376

b) A estatística é um estudo complexo e ainda é relativamente recente no currículo da educação básica. Por isso, os pedagogos devem estudar métodos adequados para o ensino da estatística.

Um entendimento de estatística básica nos anos iniciais da educação facilita o aprendizado de estatística avançada na adolescência e vida adulta.

As crianças têm diferentes necessidades no processo de aprendizagem quando comparadas a adolescentes e adultos, e, por isso, as dinâmicas de ensino de estatística na educação básica devem ser adaptadas a elas.

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22246651

Anexos:
Perguntas interessantes