A Estatística, enquanto conteúdo para a Educação Básica, é relativamente recente, mas ela existe desde a antiguidade, sendo utilizada por diversos povos, em diferentes contextos, principalmente para se obter informações, porém somente no século XVI é que surgiram as primeiras análises frente aos dados levantados, principalmente, no que diz respeito aos fatos sociais, como batizado, casamento, funerais, entre outros. Nesta perspectiva, podemos dizer que é a partir desse momento que a Estatística evolui e continua evoluindo, principalmente de acordo com o objeto de pesquisa ao qual se pretende investigar, lembrando que, objeto de pesquisa pode ser definido como aquilo que se pretende responder desenvolvendo um trabalho, é a questão central, do que pretende-se identificar e analisar, geralmente disposto na forma de pergunta.
Diante do breve contexto histórico elucidado, é possível afirmar que a Estatística evoluiu passando a apresentar possíveis respostas frente a um objeto de pesquisa, partindo da parte observada, ou seja, um fato em específico, um conjunto de dados de um municipio e até mesmo de um país sobre determinado tema para a totalidade do conjunto, no caso a atribuição dos resultados obtidos, expandindo-os para uma escala maior afim de generalizar o momento de tomadas de decisões.
Agora, é com você meu caro(a) aluno(a):
a- Você concorda com essa observação? Aponte algum exemplo atual ou antigo que retrate a utilização de dados locais para uma generalização em maior escala? Justifique sua resposta?
b- Por que faz-se necessário ter no currículo de um curso de pedagogia a disciplina de estatística aplicada a educação? Fundamente sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Ocaso da epidemia corona vírus recentemente.
Explicação:é feita coletas de dados locais para detectar a doença por munícipios :Caso identificados ,caso suspeito ,caso confirmados,óbitos,casos monitorados. casos curados,casos descartados etc.
b)è muito ncessário para facilitar a análise dos dados numéricos permitindo que o leitor tenha aceso á informação pesquisador sem a necessidade de vanalisar os dados da pesquisa especificamente.
A utilização de dados locais para uma generalização em maior escala pode ser notada, por exemplo, em pesquisas de intenções de voto. Utilizando-se de uma pequena amostra os pesquisadores podem traçar perfis de resultados a nível municipal, nacional ou mesmo federal.
O mesmo pode ser observado em pesquisas de mercado para abertura de novas empresas ou avaliações sobre a aceitação de um determinado produto pelo público.
A presença da estatística se faz importante no currículo de um pedagogo para que este profissional seja capaz de analisar resultados de pesquisas e suas implicações. Um exemplo seria a análise do percentual de aproveitamento de uma turma escolar em determinada matéria.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21084740