Biologia, perguntado por micaelaivo99, 6 meses atrás

A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os principais sintomas incluem alucinações (geralmente, ouvir vozes), delírios e pensamento desorganizado. Outros sintomas incluem retraimento social, diminuição da expressão emocional e apatia. Os sintomas geralmente surgem gradualmente, começam no início da idade adulta e, em muitos casos, nunca desaparecem. Dessa forma, disserte sobre as três hipóteses mais aceitas para explicar a etiologia dos distúrbios esquizofrênicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por cdgiordani26
1

Resposta:

Explicação:

São inúmeras as hipóteses e teorias que tentam explicar a etiologia dos distúrbios esquizofrênicos, atualmente são três as teorias mais aceitas

1) Hipótese dopaminérgica: defende uma atividade exacerbada e descontrolada de neurônios dopaminérgicos nas vias mesolímbicas por várias evidências:

a) Vários antipsicóticos bloqueiam os receptores D2, sobretudo, no sistema mesolímbico e no estriado, o que inclui agonistas parciais da dopamina, como o aripiprazol; b) É comprovado que fármacos que aumentam a atividade dopaminérgica, como a levodopa e as anfetaminas, agravam a esquizofrenia; c) A densidade de receptores dopaminérgicos post mortem no cérebro de pacientes esquizofrênicos sem tratamento é elevada.

2) Hipótese serotonérgica: aponta para uma estimulação excessiva de receptores serotonérgicos 5-HT2A e 5-HT2C, os quais parecem constituir a base dos efeitos alucinatórios. Estudos constataram que o bloqueio dos receptores 5-HT2A representa a chave no mecanismo de ação dos antipsicóticos atípicos e por coincidência ou não, as drogas alucinógenas indólicas, como o LSD (dietilamida do ácido lisérgico) e a mescalina, são agonistas da serotonina.

3) Hipótese glutamatérgica: é uma hipótese complexa e incerta. Sabemos que o glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do SNC. Substâncias que inibem os receptores glutamatérgicos NMDA como a fenciclidina e a cetamina, exacerbam tanto o comprometimento cognitivo como a psicose em pacientes com esquizofrenia. Acredita-se que uma hipofunção dos receptores NMDA também contribui para a esquizofrenia,


Hura: Cntrl C + Cntrl V do livro rsrs,
Respondido por jaquebichet
0

Resposta:

Resposta Esperada:

*Hipótese dopaminérgica: defende uma atividade exacerbada e descontrolada de neurônios dopaminérgicos nas vias mesolímbicas.

*Hipótese serotonérgica: aponta para uma estimulação excessiva de receptores serotonérgicos 5-HT2A e 5-HT2C, os quais parecem constituir a base dos efeitos alucinatórios.

*Hipótese glutamatérgica: substâncias que inibem os receptores glutamatérgicos NMDA como a fenciclidina e a cetamina, exacerbam tanto o comprometimento cognitivo como a psicose em pacientes com esquizofrenia. Acredita-se que uma hipofunção dos receptores NMDA também contribui para a esquizofrenia.

Perguntas interessantes