A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
Em meados do século 15, o senso comum ainda afirmava que a Terra era um disco, redondo e plano, mas os estudiosos já sabiam que nosso planeta era um globo. Por esse motivo é que Colombo, que mantinha contatos com alguns dos sábios da época, defendia a ideia de chegar às Índias perseguindo o pôr do sol.
Na verdade, as teorias que serviam de base para os argumentos de Colombo eram de origem árabe e judaica (esse povos eram os herdeiros diretos da cultura da Antiguidade greco-macedônica), mas em um período histórico no qual predominavam a luta contra os árabes e a perseguição da Inquisição inclusive contra os judeus, era quase impossível aos cientistas o reconhecimento público de que impossível aos cientistas o reconhecimento público de que a Terra era um globo. Mesmos assim, a ideia de atingir o Oriente pelo Ocidente foi arduamente defendida por Colombo. Alguns historiadores, acreditam que, sem os conhecimentos náuticos do Oceano Atlântico que os Pinzón tinham, Colombo não teria ido muito longe.
As caravelas Santa Maria, Pinta e Nina
Finalmente, em 3 de agosto de 1492, a bordo da caravela Santa Maria, Cristóvão Colombo partiu do porto de Palos rumo ao oeste, seguido pela Pinta e pela Nina. Setenta dias depois, a esquadra chegou à ilha de Guanahani, nas Antilhas, rebatizada como San Salvador pelo próprio "Almirante das Índias". Colombo faria, nos doze anos seguintes, mais três viagens à América. Na segunda (1493 a 1496), atingiu as ilhas de Cuba, Jamaica, Espanhola (Haiti e República Dominicana), Borinquén (Porto Rico), Guadalupe, Dominica e Martinica. Na terceira viagem (1498 a 1500), enquanto os portugueses Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral chegavam, respectivamente, à Índia e ao que viria a ser a costa brasileira, Colombo desembarcava na ilha de Trinidad e na costa norte da América do Sul. Na quarta e última viagem (1502 a 1504), Colombo navegou pela costa da América Central, ainda na esperança de encontrar uma passagem para regiões produtoras de especiarias. Morreu em 1504, acreditando ter atingido um braço da Ásia e contrapondo-se à teoria de que, na verdade, as terras descobertas eram um novo continente. Tal ideia foi defendida por Américo Vespúcio, a quem coube a glória de ver seu nome dado, pelo rei Fernando, às terras recém-descobertas.
1. O SEGUNDO PAÍS A SE LANÇAR NA AVENTURA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES FOI: *
ALEMANHA
BRASIL
PORTUGAL
ESPANHA
2. A PRIMEIRA VIAGEM MARÍTIMA PELO PAÍS OCORREU: *
EM 1415, COM VASCO DA GAMA
EM 1492, COM CRISTÓVÃO COLOMBO
EM 1453, COM BARTOLOMEU DIAS
EM 1416, COM PEDRO ÁLVARES CABRAL
3 .QUANDO E EM QUE CARAVELA CRISTÓVÃO COLOMBO PARTIU RUMO AO OESTE. *
4 .EM SUA SEGUNDA VIAGEM A AMÉRICA ( 1493 À 1946) CRISTÓVÃO COLOMBO ATINGIU, EXCETO: *
CUBA
JAMAICA
HAITI
PORTUGAL
5 .DESCREVA A QUARTA E ÚLTIMA VIAGEM REALIZADA POR CRISTÓVÃO COLOMBO. ( 1502 À 1504). *
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
esse matheus é um lixo
Explicação:
pois ele é um bosta q responde errado
matheushsantos14:
lixão
Perguntas interessantes