A esfera pública é caracterizada por ser abstrata, pois depende da circulação de ideias, sua recepção e repercussão, e ocorre em ambientes formais e informais. Sem dúvida, o desenvolvimento da imprensa na Europa nos séculos XVII e XVIII contribuiu para que as decisões políticas importantes e as ideias que as embasam pudessem atingir um público cada vez maior, configurando assim o espaço da esfera pública como o oposto do espaço privado por tratar de questões que são do interesse de todos. Para a formação desta esfera pública no final do período moderno, foi importante: a criação de centros de debates republicanos, organizados a partir da tutela das monarquias absolutistas europeias como forma de criar ambientes de participação política popular, ao mesmo tempo em que mantinham o poder. o crescente grau de democracia observado na formação dos Estados nacionais no início do período moderno. a constituição de um imprensa escrita regular e independente, influenciada pela Revolução Francesa e pelos ideiais iluministas. o acesso popular aos livros e jornais, processo incentivado pelos governos absolutistas por meio de programas de incentivo à leitura e alfabetização de jovens e adultos. a liberdade de organização política observada no período, pois os cidadãos livres podiam se cadidatar e serem eleitos aos cargos públicos, com exceção da chefia do poder executivo, cargo vitalício e hereditário dos monarcas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a liberdade de organização política observada no período, pois os cidadãos livres podiam se cadidatar e serem eleitos aos cargos públicos, com exceção da chefia do poder executivo, cargo vitalício e hereditário dos monarcas.
Explicação:
Por conta da importância da escrita na disseminação de ideias, a resposta correta é a C, "a criação de uma imprensa escrita regular e independente, influenciada pela Revolução Francesa e pelos ideais iluministas".
Esfera pública, Iluminismo e Imprensa
Com o crescimento da filosofia iluminista no século XVIII, as monarquias absolutistas europeias se viram ameaçadas por ideais de participação popular na política e de liberdade econômica, política e social.
De acordo com as considerações do sociólogo alemão Jürgen Habermas (1929-), a esfera pública foi criada na Europa na medida em que as ideias iluministas eram circuladas por meio de discussões políticas em cafés e por meio de textos escritos veiculados em jornais e revistas.
Esses debates e discussões, por conta de seu conteúdo, se deram contra as formas de governo absolutistas.
Assim, as alternativas A, B, D e E são falsas, na medida em que tentam estabelecer uma uma relação harmônica entre absolutismo e iluminismo, o que é falso.
Entenda mais sobre absolutismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6213308
#SPJ2