História, perguntado por milenacarvalhodasilv, 11 meses atrás

A) Escreva sobre a Rússia pré - revolucionária ( contexto que levou a revolução ).

B) Qual a diferença entre a proposta revolucionária bolchevique e a menchevique ?

C) O que foi o Domingo Sangrento ?

D) Porque o Czar russo convocou a Duma ?

E) Defina soviet

F) Relacione a Primeira guerra com a Revolução russa

G) Explique o processo revolucionário russo( revolução de fevereiro e revolução de outubro )

H) Quais as diretrizes de Lênin nas Teses de Abril ?

I) Como foi o governo de Lênin ?



Soluções para a tarefa

Respondido por toninhosjb
2

Resposta:

Explicação:

a-Durante o século XIX, a Rússia possuía mais de 100 milhões de habitantes e aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados. Era um país com um grande atraso econômico quando comparado com os outros países que compunham a Europa Ocidental.

A Rússia permanecia em um estado firme de atraso econômico, político, cultural e social enquanto países como a França, a Alemanha e a Inglaterra encontravam o desenvolvimento e evoluíam técnica e cientificamente, além de passarem por uma mudança de regime para constitucionais-parlamentares.

b - Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

c -Domingo Sangrento entende-se um episódio funesto ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Na ocasião, milhares de pessoas que estavam nas imediações do Palácio de Inverno – residência dos czares –, determinadas a entregar em mãos de Nicolau II uma carta de reivindicações de melhorias das condições de trabalho nas fábricas da cidade, foram fuziladas pelos guardas imperiais.

d -A fundação da Duma remete aos anos finais do Império Russo, quando em meio à Revolução de 1905, o czar Nicolau II convoca a Duma como um conselho legislativo, de modo a atender ao manifesto do povo, que clamava por liberdades básicas, no então regime autocrata. O Czar, entretanto, não pretendia perder o seu poder, e em sua legislação, determinou que teria poder para dissolver a Duma quando quisesse, e que seus ministros não teriam responsabilidades e nem poderiam ser apontados para a Duma.

e - Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.

Respondido por nayaracristinamc0
1

Resposta:

a)A direção política estava nas mãos da nobreza, liderada pelo Czar, o imperador da Rússia, absolutista que não permitia contestação ao seu poder. No entanto, nessa época, grupos de trabalhadores e de intelectuais se organizavam em uma posição. Toda a economia do país centrava-se, quase exclusivamente, nas atividades agrárias e na criação de gado.Uma das primeiras medidas do novo imperador foi abolir a servidão, em 1861. Em seguida, estimula a industrialização, buscando o incentivo do capital estrangeiro, principalmente francês. E se lança sobre a região do mar Negro, através dos Balcãs, em busca de uma saída para o Mediterrâneo. Essa série de reformas dá origem ao surgimento de uma classe operária, que contribui para o crescimento da oposição ao regime czarista.

Vítima de um atentado praticado por um grupo radical, morre o Czar Alexandre, o que desencadeia uma onda de repressão e o fim da política reformista. Entretanto, a Rússia não queria abrir mão de sua prática expansionista, seguindo o exemplo das potências europeias. Com esse objetivo começa a construção de uma ferrovia que atravessa todo o seu território e chega até Ásia, em frente o Japão.

b)uma achava que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada. Essa facção foi majoritária, ficando por isso conhecida como bolchevique (que quer dizer maioria);

a outra acanhava que se deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas (eleições de representantes etc.). Essa facção teve menos adeptos e ficou conhecida como menchevique (minoria).

c)Domingo Sangrento é o nome que se deu a um fatídico evento ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, no então Império Russo. Na manhã de inverno desse domingo, uma massa de milhares de pessoas marchou, pacificamente, em direção ao Palácio de Inverno, situado na cidade referida, onde residia o czar Nicolau II e sua família. Essa marcha foi liderada pelo padre da Igreja Ortodoxa, George Gapon, e tinha o objetivo de entregar uma petição ao czar, na qual constava a reivindicação de melhores condições de vida para os operários das fábricas da cidade

d)Foi um manifesto à nação, prometendo a atender às reivindicações do povo e criando uma espécie de assembleia legislativa chamada Duma, que congregaria representantes dos trabalhadores e de outras classes sociais.

e)Designação atribuída aos conselhos que, originados na Rússia a partir de 1905, eram constituídos pelos representantes dos trabalhadores (camponeses e soldados) e que, após a Revolução de Outubro de 1917, passaram a possuir a função de órgãos deliberativos.

Soviete Supremo. Designação atribuída ao órgão deliberativo absoluto da antiga União Soviética.

substantivo masculino plural

Os Sovietes. Os habitantes, o governo e as forças armadas que compunham a antiga União Soviética.

Perguntas interessantes