Filosofia, perguntado por thiagosjv1057, 3 meses atrás

A escravidão nos Estados Unidos só foi totalmente abolida em 1863 após uma violenta guerra civil opondo o norte Industrial ao sul Agrário e escravista contudo os estados do Sul mantiveram a segregação racial durante mais um século

Soluções para a tarefa

Respondido por alphathedevil
0

Resposta:

   A segregação racial nos Estados Unidos teve início após a Guerra Civil e a consequente abolição do regime escravista no Sul do país, na segunda metade do século XIX.

  • O que é segregação racial?

A segregação racial, no contexto da Idade Contemporânea, pode ser definida como um tipo de política de Estado que tem por objetivo separar indivíduos ou grupos de indivíduos de uma mesma sociedade por meio de critérios raciais (ou étnicos). Esse tipo de medida passou a ser executado a partir do fim do século XIX e teve forte vigor no século XX, em países como a Alemanha nazista, com o antissemitismo, a África do Sul, com o apartheid, e os Estados Unidos da América.

  • Formação dos EUA: diferenças básicas entre Sul e Norte

Para compreendermos a questão da segregação racial nos Estados Unidos, é necessário que relembremos um pouco do processo de formação desse país.

Sabemos que os EUA foram formados, inicialmente, por colonos ingleses, que deram origem às chamadas Treze Colônias na costa Leste do país. No entanto, as colônias do Sul tiveram um desenvolvimento diferente daquelas do Norte. Enquanto no Norte houve o modelo da pequena propriedade privada, do trabalho livre e assalariado e do desenvolvimento da indústria, no Sul prevaleceu o modelo da grande propriedade de terras e da monocultura (que caracteriza a chamada plantation). Nesse modelo, ao contrário do que vigorou no Norte, assentou-se o uso do trabalho escravo, mais precisamente de escravos negros do continente africano.

Sendo assim, durante o período em que predominou a escravidão no Sul dos EUA, os negros escravos eram, assim como no Brasil e em outras partes do mundo à época, considerados mercadoria de seus donos e não indivíduos portadores de direitos.

  • Guerra Civil e implantação de políticas segregacionistas no Sul

Essa situação só teve fim, evidentemente, com o término do modelo econômico escravocrata no Sul. O término veio com a Guerra Civil, fato que transcorreu entre os anos de 1861 e 1865. Na Guerra Civil Americana, entraram em conflito os estados do Norte, ou União, comandados pelo então presidente Abraham Lincoln, e os autoproclamados Estados Confederados do Sul, que pretendiam fundar uma confederação separatista. A guerra terminou com a vitória do Norte, que resultou na imediata abolição da escravatura.

Após a guerra, deu-se início a um processo de reconstrução do país e reincorporação dos estados do Sul ao restante do país. Nesse período, que corresponde aos anos finais da década de 1860, apareceram as primeiras tentativas de implementação das políticas segregacionistas. A muitos cidadãos brancos sulistas era inaceitável que os negros, recém-libertos, tivessem os mesmos direitos e ocupassem os mesmos espaços que eles. No mesmo ano em que terminou a guerra (1865), por exemplo, foi formada a seita K K K por um ex-combatente das tropas sulistas, chamado de Nath4n B3df0rd F0rr3st. A polícia da União sufocou os primeiros focos de ação violenta da Ki4n contra os negros. Todavia, no início do século XX, a seita voltaria com muita força e milhares de adeptos.

Explicação:

Bons Estudos!

Perguntas interessantes