A escola tem o papel fundamental de proporcionar ao educando o acesso ao conhecimento, fazendo com que ele conheça e dialogue com as diversas concepções no meio em que vive.
Qual alternativa corresponde à experimentação científica em sala de aula? Assinale a resposta correta.
a) A experimentação é recurso problematizador uma vez que o diálogo é estabelecido e o aluno deixa de ser espectador de aulas em que o professor é o único detentor do conhecimento, passa a questionar, pensar, argumentar.
b) Na aprendizagem baseada em investigação, as etapas da orientação e conclusão podem ser anuladas durante o método.
c) Na experimentação científica é regra que a reflexão dos resultados finaliza as perguntas e conclui o experimento/teste.
d) A aprendizagem baseada em investigação é indicada para o ensino de ciências, permitindo atividades teóricas e conceitos já definidos no material didático.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta alternativa c
Resposta:
A.
A experimentação é recurso problematizador uma vez que o diálogo é estabelecido e o aluno deixa de ser espectador de aulas em que o professor é o único detentor do conhecimento, passa a questionar, pensar, argumentar.
Explicação:
A experimentação científica não deve funcionar no sentido da confirmação positiva das hipóteses, mas no sentido da retificação dos erros contidos nessas hipóteses, o que exige grande preparação teórica e técnica, precedida por um projeto que a oriente e integrada a ele. A reflexão dos resultados pode vir de outro saber ou gerar novas perguntas.
A aprendizagem baseada em investigação (ABI) tem estado presente em estratégias para o ensino de ciências, permitindo atividades de experimentação prática, investigação. Nas fases da investigação existem várias etapas e caminhos. Três estratégias podem ser seguidas: 1) orientação, questionamento, exploração, interpretação de dados (possibilidade no ciclo de voltar ao questionamento) e conclusão; 2) orientação, geração de hipóteses, experimentação, interpretação de dados (possibilidade de retornar ao ciclo das hipóteses) e conclusão; e 3) orientação, questionamento, geração de hipóteses, experimentação, interpretação de dados (possibilidade de voltar ao questionamento ou à geração de hipóteses) e conclusão.
A experimentação como recurso problematizador torna a sala de aula um espaço proveitoso para o enriquecimento das teorias sobre os processos das ciências e as relações interpessoais entre professor e alunos também são favorecidas, uma vez que o diálogo é estabelecido e o aluno deixa de ser espectador de aulas em que o professor é o único detentor do conhecimento, e passa a questionar, pensar, argumentar, agir e inferir.