“A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente – inclusive o professor inserido nele – é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria a força de estimulação do problema e as disposições internas do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 26.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a escola nova na vertente diretiva, leia as afirmações a seguir:
I – Valorizando o conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo a construir o conhecimento por meio da vivência de experiências diversas.
II – Valorizava-se o processo de aquisição dos conteúdos aprendidos e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos.
III – O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.
IV – A escola nova assumiu o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de não deixá-lo se desviar das normas.
Estão corretas as afirmativas:
A I, II e III
B II e III
C I e III
D II, III e IV
E III e IV
Soluções para a tarefa
A I, II e III .
O desenvolvimento da proposta escolanovista baseava-se em concepções antagônicas ao ensino tradicional, no sentido de que buscava a valorização dos conhecimentos prévios de cada estudante.
Diante disso, tornava possível o desenvolvimento do estímulo do protagonismo e autonomia dos estudantes, favorecendo a redução da passividade dos alunos frente ao processo de ensino-aprendizado, tornando-se mais críticos e conscientes.
Resposta:
A I, II e III
Explicação:
As afirmativas I, II e III referem-se à concepção da escola nova: por meio da valorização do conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo por meio da vivência de experiências diversas, a construir o conhecimento. Valorizava-se o processo de aquisição dos conteúdos aprendidos e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos. O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. (livro-base, p. 95,96). A afirmativa IV refere-se à escola tradicional, a qual assumiu o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de não o deixar se desviar das normas