“A escola é o local onde a criança deve construir seus conceitos de leitura e escrita, tornando-se capaz de ter autonomia e desempenho para escrever dentro dos pressupostos exigidos com finalidade social”. Assim, percebe-se que a leitura e escrita deve ser para além do aspecto alfabetizador é necessário que o letramento seja para a prática social. Acerca da alfabetização e letramento, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar; CARNIEL, Fabiane; SOUZA, Marcia Maria Previato de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019, p.23 (Adaptado).
I - A escola precisa preparar o aluno para ser alfabetizado, isto é, ensiná-lo a fazer uso da leitura e da escrita na prática social.
II - A escola deve preparar o aluno para decodificação de códigos apesar da vivência em uma sociedade letrada.
III - O momento da alfabetização em que a criança começa a decifrar o código escrito, faz leitura silábica e de palavras corresponde à leitura compreensiva.
As afirmações I, II e III são respectivamente
Soluções para a tarefa
Resposta:
F, F, V
Explicação:
I - F (a escola deve preparar o aluno para o letramento e precisa ensiná-lo a fazer uso da leitura e da escrita na sua prática social;
II- F (A sociedade atual exige das pessoas o desenvolvimento de uma boa capacidade leitora para que o indivíduo consiga compreender o que leu, pois ler não é um ato mecânico de decodificação, é atribuir significado ao que leu);
III - V (A leitura compreensiva é o período correspondente ao momento da alfabetização, em que a criança começa a decifrar o código escrito e faz leitura silábica e de palavras)
Alternativa correta. F-F-V.
É importante compreender dois momentos de grande importância na formação dos indivíduos nas escolas, que iniciam-se com a alfabetização, processo de decodificação dos símbolos e códigos da língua.
A partir do domínio desta etapa, o aluno encontra-se pronto para o desenvolvimento do processo de letramento, que permite envolver os aprendizados com as práticas sociais, tornando possível o desenvolvimento da capacidade crítico-interpretativa.