A Escola de Frankfurt não consiste em uma escola, enquanto espaço físico, e sim a uma corrente de pensamento que surgiu na Alemanha no início do século XX. Entre os pensadores desse grupo, destacam-se Theodor Adorno e Max Horkheimer. Uma das principais características dos trabalhos desenvolvidos pela Escola de Frankfurt era a constante crítica à Indústria Cultural.
SCHAEFER, S. A teoria estética em Adorno. 2012. 477 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
A partir do apresentado, assinale a alternativa correta, considerando a visão de Adorno a respeito da arte.
A arte não deve existir.
A arte deve ser produzida e consumida em larga escala.
A harmonia cromática e a qualidade visual são os principais atributos da arte.
Estética e arte são instrumentos de luta política.
A arte e a estética devem ser “destruídas”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa D.
Para a Escola de Frankfurt a arte era um dos "campos" em que a disputa política acontecia, sendo a arte responsável por transmitir ideologias e sustentar, simbolicamente, modelos políticos.
Deste modo era necessário combater o tipo de arte que perpetuava a racionalidade instrumental (mecanizada, que tendia a transformar os homens em meros instrumentos) e substitui-la por uma outra, reflexiva, que favorece a racionalidade crítica, de modo a usar o potencial simbólico da arte para ganhos sociais e humanitários importantes.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás