A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga". Esclerose Múltipla Fonte: Esclerose Múltipla. Disponível em: < http://pt-br. Infomedica. Wikia. Com/wiki/Esclerose_Múltipla> Acesso em: 15. Dez. 2016. De acordo com as informações sobre da imagem, avalie as informações a seguir sobre a Esclerose Múltipla: I. A esclerose múltipla é uma doença mental, pois está relacionada ao sistema nervoso central e ao funcionamento dos neurônios. II. A esclerose múltipla é uma doença que não possui cura, mas há tratamentos que atenuam os sintomas e progresso da doença. III. A esclerose múltipla é uma doença contagiosa, podendo ser passada por gerações de pai para filho. IV. A esclerose múltipla pode ser prevenida, se as pessoas mantiverem uma rotina adequada de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Agora, assinale a alternativa CORRETA: Escolha uma: a. A afirmativa I está correta. B. As afirmativas II, III e IV estão corretas. C. As afirmativas I, II e IV estão corretas. D. As afirmativas I e II estão corretas. E. A afirmativa II está correta
Soluções para a tarefa
Sobre a esclerose múltipla, considerando as afirmativas fornecidas pelo enunciado, pode-se concluir que apenas a assertiva II está correta, o que corresponde a alternativa E.
Esclerose múltipla e a bainha de mielina
A esclerose múltipla é uma doença grave de causa desconhecida que afeta o sistema nervoso, o que compromete funções básicas do corpo, como a fala e a locomoção. Trata-se de uma doença complexa e até então incurável, mas com tratamentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.
A característica mais marcante da esclerose múltipla é a destruição da bainha de mielina que cobre os neurônios. A bainha de mielina é uma capa de gordura que funciona como isolante elétrico, permitindo que os impulsos nervosos sejam transmitidos com maior velocidade. A destruição desta capa compromete o funcionamento dos nervos e é chamada de desmielinização.
Você pode continuar estudando sobre a esclerose múltipla aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22297710
#SPJ4
Resposta: apenas a assertiva II
Explicação: Corrigida pelo AVA