ENEM, perguntado por denisebsp3627, 1 ano atrás

A escassez de testemunhos sobre o comportamento e atitudes das classes subalternas do passado é com certeza o primeiro — mas não o único — obstáculo contra o qual as pesquisas históricas do gênero se chocam. Porém, é uma regra que admite exceções. Esse livro conta a história de um moleiro friulano, Domenico Scandella, conhecido por Menochio — queimado por ordem do Santo Oficio, depois de uma vida transcorrida em total anonimato. A documentação dos dois processos abertos contra ele, nos dá um quadro de suas ideias e sentimentos, fantasias e aspirações. Outros documentos nos fornecem indicações sobre suas atividades econômicas, sobre a vida de seus filhos. Temos também algumas páginas escritas por ele mesmo e uma lista parcial de suas leituras (sabia ler e escrever). Gostaríamos, é claro, de saber muitas outras coisas sobre Menochio. Mas o que temos em mãos já nos permite reconstruir um fragmento do que se costuma denominar "cultura das classes subalternas", ou ainda "cultura popular".O autor dessa passagem, Carlo Ginzburg, é considerado um dos mais influentes autores da chamada micro- história e da cultura popular na Idade Moderna. Com base nas concepções desse autor e da micro-história, avalie as ahrmações a seguir.I. Apesar das diferenças entre a cultura popular e a cultura de elite, havia entre elas uma relação de interações e de influências recíprocas, isto é, havia uma "circularidade".II. A falta de evidências sobre a cultura popular impediu que se realizassem pesquisas, por exemplo, sobre a vida dos camponeses que, por serem iletrados, não participavam do que os historiadores consideram como esfera "produtora de cultura".III. Entre a cultura das classes populares e os setores aristocráficos da sociedade europeia da Idade Moderna havia uma fronteira bem definida, que reflefia o abismo econômico e de status social entre ambos e, nesse sentido, o caso do moleiro Menochio deve ser interpretado como curiosidade e exceçãoIV. Baseada na exploração exaustiva das fontes e na descrição etnográfica, a micro-história adota uma perspecfiva de observação dos fenômenos em escala reduzida, diferentemente das propostas da história serial e quantitativa. É correto apenas o que se afirma emO I e II.O I e IV.O II e III.O I, III e IV.O II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
18

I é verdadeira, já que a cultura é, por natureza, um fenômeno social, sendo influenciada pelo modo como as pessoas interagem umas com as outras, adaptando símbolos e práticas dos diferentes grupos que interagem.

IV é verdadeira, sendo um tipo de história que ganhou muito destaque no Século XX, em grande parte por causa das proposta da Escola de Annales. A prática surgiu em uma época em que o totalitarismo havia demonstrado uma ameaça real ao apagamento de culturas e etnias, sendo uma forma de preservar (por meio de entrevistas) memórias de um povo ou tipo de experiência história que poderiam se perder de outro modo.

É correta a alternativa B.

Perguntas interessantes