A Era Vargas, ou Período Getulista, como também ficou conhecida, teve início com a Revolução de 1930, que deu fim à República dos Oligarcas, afastando o então presidente Washington Luís e uma série de governadores do poder. Essa era teve seu fim em 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial e Vargas foi pressionado pelos militares a deixar o cargo e retirar-se para o Rio Grande do Sul, sua terra natal. Identifique, nos itens abaixo, as principais mudanças do período.
(a) Os direitos trabalhistas concedidos permitiam plena liberdade de organização da classe trabalhadora sem nenhum controle do governo sobre os sindicatos.
(b) Entre os direitos trabalhistas estavam o Décimo Terceiro Salário, licença maternidade por 90 dias e o adicional de um terço do salário no mês de férias.
(c) A Constituição de 1934, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino.
(d) Houve a extinção do Ministério do Trabalho e dos tribunais do trabalho, medidas que visavam corte nos gastos públicos para estabilizar o país, que ainda sofria reflexos da Crise de 1929.
(e) Ocorreu estímulo à indústria leve e criação de mecanismos para proteger os interesses dos cafeicultores, pois o governo deveria comprar os excedentes da produção de café para salvar o setor agrícola.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
alternativa c)
Explicação:A) não havia ainda muitos direitos trabalhistas, muito menos plena liberdade.
B) direitos como Décimo Terceiro ou licença maternidade ainda não tinham sido criados, apenas o controle de horas (8 por dia) e algumas situações no trabalho podiam ser direitos considerados.
D) não houve a extinção do Ministério.
E) realmente se teve mais incentivo a indústria, porém não relacionado ao café.
rayssateixeirasilva7:
muito obrigadaaaaa
Respondido por
0
Resposta:
questão b
Explicação:
por que Getúlio Vargas acionou várias lei trabalhistas e ainda os 90 dias
Perguntas interessantes