Contabilidade, perguntado por sheilatupi, 10 meses atrás

A era globalizante trouxe diversos benefícios e esperanças à humanidade. Porém, simultaneamente, trouxe novas inquietações, riscos e um constante distanciamento e desigualdade entre ricos e pobres. Enquanto a economia de mercado globalizando está prosperando, na mesma escalada, aumenta a exclusão, a miséria, a fome mundial, a pobreza, fruto do horror econômico.

ALCÂNTARA, Luiz Alberto de; BORGES, Valdir. Direitos humanos, educação e ética na era da globalização a partir de Paulo Freire. Disponível em: . Formação Sociocultural e Ética: Textos Selecionados. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.

Com base na leitura do texto “Os fundamentos éticos dos direitos humanos” na íntegra, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. Os reflexos do capitalismo e da globalização não têm influência no cotidiano dos indivíduos, tampouco representam violação dos direitos humanos.
II. A promoção da dignidade da vida e a justiça social baseiam-se numa educação entendida como atitude ética e que tem Paulo Freire como grande expoente.
III. Os avanços científicos automaticamente significam melhores condições de vida e não caracterizam quaisquer problemas relacionados a questões éticas.
IV. A prática educativa de Paulo Freire preza pela articulação entre educação e ética, no intuito de permitir o desenvolvimento humano em sua totalidade.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V.

Alternativa 2:
F, V, V, V.

Alternativa 3:
F, V, F, F.

Alternativa 4:
V, F, V, F.

Alternativa 5:
F, V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaispriscilamoszg9m
81

Resposta:

Alternativa 5:

F, V, F, V.

Explicação:

I. Os reflexos do capitalismo e da globalização não têm influência no cotidiano dos indivíduos, tampouco representam violação dos direitos humanos.

ALTERNATIVA FALSA, pois " A primeira coisa que podemos ressaltar é que a era globalizante trouxe diversos  benefícios e esperanças à humanidade. Porém, destacamos que, simultaneamente,  trouxe novas inquietações, riscos e um constante distanciamento e desigualdade entre  ricos e pobres. Enquanto a economia de mercado globalizando está prosperando, na  mesma escalada, aumenta a exclusão, a miséria, a fome mundial, a pobreza, fruto do  horror econômico, denunciado por Viviane Forrester no final do segundo milênio."

II. A promoção da dignidade da vida e a justiça social baseiam-se numa educação entendida como atitude ética e que tem Paulo Freire como grande expoente.

ALTERNATIVA VERDADEIRA, pois " A  pobreza extrema, a fome, a miséria, o subemprego, o desemprego, e exclusão, a  injustiça social caminham juntos e devem ser combatidos juntos. Essas enormes  vergonhas nacionais e internacionais, globalizadas, são violações universais dos direitos humanos e uma afronta à Declaração dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio  . O remédio a esses males globalizados é a educação, entendida como atitude  ética, fundada nos direitos humanos e que tenha por finalidade a justiça social e a  promoção da dignidade da vida. Essa foi a luta do educador brasileiro Paulo Freire.

III. Os avanços científicos automaticamente significam melhores condições de vida e não caracterizam quaisquer problemas relacionados a questões éticas.

ALTERNATIVA FALSA, pois " Os avanços da ciência levantam numerosas e graves questões éticas. Como tais  questões serão respondidas, no nível da reflexão teórica e no nível da ação, é uma  pergunta cuja resposta não pode ser dada pela própria ciência ”Andreola, 2001, p.30

IV. A prática educativa de Paulo Freire preza pela articulação entre educação e ética, no intuito de permitir o desenvolvimento humano em sua totalidade.

ALTERNATIVA VERDADEIRA, pois " {...} Pensar a educação nessa perspectiva torna-se uma tarefa ética, pois envolve nossa

liberdade de escolhas e a discussão acerca de todas as nossas práticas e valores. Esse é  o fio condutor da prática educativa de Paulo Freire, não se pode pensar o ser humano  distante da ética, menos ainda, fora dela. Nessa articulação entre ética e educação,  como propõe Paulo Freire; poderemos, além de conhecer, debater e levar à  aplicabilidade dos direitos humanos, edificarmos um novo paradigma ético, fundado na  liberdade, na democracia, na cidadania, que combata toda desigualdade e injustiça  social, bem como, toda espécie de exclusão.'


davidgaroto: concordo.
agricarp5pbqr: concordo
R0N1N: FVFV concordo
JANETESANTOS10: concordo
mantorenan: concordo
vanda2685: concordo
wctiago: Alternativa 5 FVFV
Respondido por marcosvilar39
21

Resposta:

alternativa 5 FVFV

Explicação:

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