A entrevista é uma técnica de seleção bastante utilizada nas organizações e a que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos. É considerada mais eficaz, pois é quando o entrevistador irá detectar e perceber as reações do candidato, podendo fazer uma análise mais real de cada um. CARDOSO, M. M. G.; SILVA, P. R. Identificação e Realocação de Talentos. Maringá: Unicesumar, 2018. Assim, no que diz respeito ao formato das entrevistas, o tipo de entrevista que não tem roteiro predefinido, em que as perguntas ficam a critério do entrevistador e que apresenta como vantagem a facilidade e o aprofundamento dos temas abordados, é denominada de: ( ) Semiestruturada ou Mista; ( ) Entrevista situacional ou Dinâmica; ( ) Questões fechadas ou estruturada; ( ) Questões abertas ou não estruturada; ( ) Entrevista Comportamental ou por competências.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4: Questões abertas ou não estruturada, pág 96.
Boa tarde.
Como vai?
A seleção de colaboradores envolve diversos aspectos, dentre eles a competência do profissional, a sua experiência no cargo, diferentes habilidades.
Vale ressaltar que o profissional precisa atender os requisitos da função, ou seja, mostrar-se competente para aquele cargo, bem como atender as exigências da empresa.
Dessa forma, o profissional precisa estar alinhado com as competências do cargo, bem como a filosofia da empresa e seus princípios organizacionais.
Para ser contratado, o profissional passa pelo processo de recrutamento, em seguida, o RH faz uma seleção dos profissionais.
O selecionador realiza uma entrevista breve (triagem) para esclarecer algumas informações que foram colocadas no currículo do candidato.
Em seguida passa por uma entrevista tradicional, cujo objetivo é conhecer as experiências profissionais do candidato, seus objetivos, etc.
E por fim, realiza-se a entrevista comportamental. Quando contratado o profissional passa pela ambientação, ou seja como o mesmo será integrado ao grupo.
Portanto, a alternativa correta é a 4.
Abraços!