A entrevista abaixo foi realizada pelo professor Dr. Antônio Torres Montenegro, um dos nomes mais respeitados nas pesquisas com história oral no Brasil. Trata-se do relato de Gilda, uma mulher das camadas populares. Leia o texto e responda.
“Quando a Rainha Elizabeth teve aqui eu era novinha, cheia de vida, muito metida a importante também. Rainha Elizabeth vai chegar, esconderam os cachorros, os cachorrinhos, os gatos, ninguém viu um gato nem cachorro, eu morava na 206 (...) Esconderam as velhinhas, os velhinhos, os flagelados, esconderam tudinho para a mulher não ver a pobreza... Eu disse: oxente, mas porque esconderam... meu Deus? ...A Rainha Elizabeth é uma mulher muito bonita, muito rica, que é que eu faço para ver essa mulher de perto? Eu só pensava isso (...), não podia ver, eu digo: eu vou ver, desci devagarzinho. O soldado bem alto (...) eu pequena, fiquei entre as pernas do soldado, de cócoras, olhando para mulher, ela bonita, já de idade, mas muito rica, muito cheia de ouro (...) quando foi uma hora, deu vontade de eu espirrar, eu espirrei e o soldado me viu. (...) Você está fazendo o que aqui”.
MONTENEGRO, A.T. História, memória, imaginação: Gilda e seus príncipes. In: Nossa História, Ano 1, nº 8, junho de 2004, Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. p. 76-79.
A partir das perspectivas teóricas que discutem história oral, memória e narrativa, podemos afirmar que o relato de Gilda é:
Alternativas
Alternativa 1:
Uma fábula.
Alternativa 2:
Um romance.
Alternativa 3:
Um texto ficcional.
Alternativa 4:
Uma história de vida.
Alternativa 5:
Uma história temática.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
Perguntas interessantes