História, perguntado por tatacamileazemozzo9q, 1 ano atrás

A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças Aliadas que representavam o ideal democrático, foi um dos grandes fatores que aprofundaram a crise do Estado Novo varguista devido:


A)a imposição do serviço militar gratuito a massa de trabalhadores camponeses que deixou de produzir para o crescimento interno.

B)os grandes gastos financeiros ao enviar a Força Expedicionária Brasileira para auxiliar a Itália, grande representante dos regimes ditatoriais.

C)as contradições políticas de Vargas, que mantinha um regime ditatorial interno ao mesmo tempo que lutava na Segunda Guerra a favor da democracia.

D)a ausência do controle ideológico implementado pelo DIP, permitindo forte interferência norte-americana na cultura brasileira. Eao apoio único e exclusivo as potências das forças Aliadas, abrindo brechas para os países do eixo se infiltrarem na nação brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
6

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, lutando contra regimes totalitários ditatoriais fora do país enquanto internamente era adotado um regime igual, era contraditório. Portanto, os oficiais militares que lutaram na guerra, ao retornarem para o Brasil, não admitiam mais a defesa do regime varguista.

O Estado Novo caiu em 1945, por pressão interna devido a vitória dos aliados na Europa, mesmo após o início da abertura do regime, em 1942.

A alternativa correta é a C.

Perguntas interessantes