ENEM, perguntado por AnaHeloisaRS2184, 1 ano atrás

A encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), conhecida como "doença da vaca louca", é uma doençapriônica transmissível que determina degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos. Embora ainda nãohaja relato da ocorrência da BSE no Brasil, faz-se imprescindível o máximo conhecimento sobre a doença por parte dosmédicos veterinários, além da existência de esquema eficaz de vigilância para a doença. A principal forma detransmissão da BSE e suas implicações ocorrem por meio de(A) alimentação dos bovinos com farinha de carne/ossos contaminados, culminando com a proibição do sistema deconfinamento na produção bovina.(B) vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, proporcionando o aparecimento de sinais nervosose dificuldade de locomoção algumas horas após o contato destes agentes com os bovinos.(C) transmissão vertical da mãe para os bezerros, fato este determinante na aceleração do processo de rastreamentonos bovinos.(D) alimentação dos bovinos com farinha de carne/ossos contaminados, culminando com a proibição do uso destasfarinhas na formulação de rações destinadas aos ruminantes.(E) vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, favorecendo a transmissão em bovinos criados emsistema de confinamento.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
5

A alternativa correta é a (D) alimentação dos bovinos com farinha de carne/ossos contaminados, culminando com a proibição do uso destasfarinhas na formulação de rações destinadas aos ruminantes.

A encefalopatia espongiforme bovina, ou BSE, é uma doença de natureza neurologica que atinde o gado doméstico. Diferente do que se tem como popular, a BSE deixa o animal retraído e quieto por seu atingimento e a degradação do âmbito neural.

A BSE é causada pela aplicação de determinados inseticidas em gados britânicos e pode ser transmitido pela alimentação dos bovinos com farinha de ossos contaminado.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes