A empresa de prestação de serviços basicamente "vende" o talento de seu pessoal. Seu sucesso depende, muitas vezes, de como esse pessoal se apresenta. Dependendo do tipo de serviço, a sociedade "visualiza" o profissional pelo tipo de tarefa que exerce. Um médico veste-se de branco; um auditor contábil apresenta-se de terno e gravata, uma advogada ou advogado, pela vestimenta formal. E essa apresentação, embora não represente a capacidade profissional de cada um, transmite uma sensação de confiança, visto que, em geral, o ser humano impressiona-se pela aparência. Entretanto no atendimento telefônico ou por meio de e-mail nada disso aparece, mas é refletido pela maneira como o profissional se comporta. Qual opção contribui para que esse profissional tenha maior sucesso em sua atividade?
Soluções para a tarefa
Letra A.
Porque, no contato telefônico, é importante ter empatia pelo cliente que está ligando e atender à chamada o mais rápido possível. No que diz respeito à quantidade de toques, a etiqueta do atendimento telefônico recomenda que o atendimento seja efetuado até o terceiro toque.
Por outro lado, sabemos que a comunicação via e-mail não é simultânea. Por conta disto, o ideal é que o atendente responda prontamente à solicitação do cliente.
Segue o restante da pergunta.
(...)
a) No telefone, atender rapidamente; se possível, no máximo, até o terceiro toque. No e-mail, responder prontamente.
b) Não se preocupar com o uso das palavras e o bom português. O importante é atender.
c) Não há necessidade de externar solicitude. Ser direto economiza tempo, do profissional e do cliente.
d) Se o celular tocar, interromper o atendimento ao cliente e atender à ligação pessoal. Pode ser importante.
e) Não é necessário perguntar o nome do cliente. Muitos preferem o anonimato.
Força e Honra!