A empresa colonizadora Considere as seguintes afirmações:
1- A descoberta do Brasil por Cabral aconteceu de maneira similar à descoberta da América por Colombo, ou seja, durante a procura por rotas alternativas para chegar às Índias orientais.
2- Os indígenas eram facilmente escravizados, porém, doenças trazidas pelos portugueses causaram numerosas mortes, e tiveram que ser substituídos por escravos trazidos da África.
3- A primeira fase da história do Brasil Colônia vai desde a chegada de Cabral (1500) até a instalação do governo geral (1549).
4- A terceira e última fase da história do Brasil Colônia termina em 1879, com a proclamação da República.
Estão corretas as afirmações:
A 1, apenas
B 2, apenas
C 2 e 3, apenas
D 3, apenas
E Todas as alternativas estão corretas
Soluções para a tarefa
A afirmativa 1 é verdadeira, pois Cabral também buscava uma rota alternativa para chegar às Índias Orientais (as rotas conhecidas ou eram muito longas e perigosas ou passavam pelos portos controlados pelos Turcos, sendo muito caras).
A afirmativa 2 é falsa, pois os nativos conheciam muito bem a terra e estavam organizados, de modo que a sua captura era bastante difícil - e podiam fugir facilmente. É verdade que as doenças trazidas pelos portugueses mataram inúmeros nativos.
A afirmativa 3 pode ser considerada verdadeira ou falsa, na medida em que o período entre 1500 e 1549 corresponde ao período pré-colonial, não ao período colonial, mas é, de todo modo, a primeira fase da colonização no país.
A afirmativa 4 é falsa, pois a Colonização acaba com a Independência, em 1822.
Pela análise das afirmativas (caso não tenham sido inseridas incorretamente e exista uma alternativa que afirma que 1 e 3 são verdadeiras) é correta a alternativa A.
Resposta:
A resposta correta é a letra C
Explicação:
Cabral não “descobriu” o Brasil, e sim veio tomar posse dos territórios delimitados pelo Tratado de Tordesilhas.
As mortes causadas pelas “novas” doenças foram um dos motivos apontados para o fracasso da escravização dos índios e da opção por escravizar africanos. Porém, os indígenas não eram “facilmente escravizados”. A sua cultura não concebia o trabalho da mesma maneira que os europeus. Além disso, eles conheciam as florestas, o que lhes permitia fugir da escravidão e retomar sua vida.
A história do Brasil Colônia não termina com a proclamação da República e sim com a independência, em 1822. Além disso, a República não foi proclamada em 1879 e sim em 1889.