A emergência dos regimes populistas pode ser localizada já na década de 1930, estendendo-se até as décadas de 1960 e 1970, momento em que se evidenciou a falência do modelo. Sobre esses regimes, atribua V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) A implantação de extensa legislação trabalhista, com o objetivo principal de controlar o movimento operário por concessões periódicas, tais como redução da jornada de trabalho, férias remuneradas, institutos de aposentadoria, assistência social.
( ) A desaprovação ao “culto à personalidade” dos chefes de Estado. Uma crítica a intensa propaganda política, cujo objetivo era a manipulação das aspirações populares.
( ) Os governos populistas se baseavam no controle, por parte do Estado, das tensões sociais resultantes da “reciclagem” das economias latino-americanas após a crise de 1929 e, mais especificamente, em função da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
( ) O processo de industrialização e urbanização estabeleceu relações mais complexas entre capital e trabalho, cabendo ao Judiciário o papel de mediador e, ao mesmo tempo, de modernizador.
( ) Controle do movimento sindical por verbas públicas e pressões políticas, que se viu atrelado ao Estado e dele dependente.
( ) A manipulação das aspirações das camadas populares por parte do Estado, que assumiu feições crescentemente autoritárias e paternalistas.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, sendo este o principal mecanismo de controle social (era assim que adquiriram o apoio popular) dos governos populistas.
II é falsa, pois o culto à personalidade é uma maneira de normalizar os governos de aspectos ditatoriais, típicos deste modelo.
III é verdadeira, pois nesta época as economias latino-americanas se industrializavam, de modo que mudavam rapidamente e, para conter os "arroubos sociais" e as possíveis revoluções o populismo foi visto como uma possibilidade.
IV é falsa, pois o Judiciário, no Populismo, tem seus poderes severamente reduzidos.
V é verdadeira, pois era assim que se controlava o movimento trabalhista.
VI é verdadeira, usando, para tanto, dos sindicatos e do culto à personalidade. Getúlio, por exemplo, era chamado de "Pai dos pobres"