Geografia, perguntado por aninn1, 1 ano atrás

A emergência da grande indústria trouxe consigo um forte esforço de reorganização do trabalho e principalmente do controle dos trabalhadores em certas circunstâncias de seu cotidiano. A partir das duas últimas décadas do século XIX até os anos quarenta do século XX, difundiu-se largamente pelo Brasil a prática de criação de vilas operárias em cidades e de núcleos fabris em localidades rurais. Existem duas modalidades distintas de vilas operárias: a primeira, como assentamento habitacional, patrocinado por empresas e voltado a seus funcionários – vila operária de empresa – e a habitação promovida por investidores privados e voltada ao mercado de locação – vila operária particular.
As vilas operárias se localizavam próximas das fábricas e contavam com pouca ou nenhuma infraestrutura de habitação. Com o passar das décadas, muitas destas vilas perderam as características operárias, testemunharam o crescimento urbano e a especulação imobiliária e se tornaram bairros de classe média e média alta, devido, principalmente, à

a) construção de um sistema de rodovias integrando as áreas interioranas às capitais.
b) desvalorização da atividade industrial, que abandonou tais áreas, diminuindo o impacto ambiental causado.
c) realização de planos diretores municipais e do aumento dos impostos cobrados sobre as indústrias em área urbana.
d) implantação do transporte público e de melhorias em infraestrutura urbana, provocando uma valorização dessas áreas.
e) modificação da legislação, não permitindo mais operários morando em residências fabris, e depois a venda destes imóveis.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
7
Boa tarde! 

Com base na pergunta acima, podemos confirmar a letra D como correta. A implantação do transporte público e de melhorias em infraestrutura urbana, provocando uma valorização dessas áreas.


Podemos notar que com o passar dos anos, o crescimento das cidades fez com que as vilas operárias não fossem mais distantes dos grandes bairros, e, através da implantação do transporte público e de melhorias em infraestrutura como iluminação pública e pavimentação de ruas e calçadas, houve uma valorização desse espaço, que foi perdendo lentamente as características proletárias e industriais.

marcosboladao: muito obrigado
Perguntas interessantes