A embriogênese é a formação do embrião e seu estabelecimento iniciando com a divisão do zigoto no interior do saco embrionário. Esse processo é composto por dois padrões sobrepostos nos sistemas de tecidos: um padrão apical-basal ao longo do eixo principal e um padrão radical concentricamente disposto. A maior parte do desenvolvimento da planta ocorre após a embriogênese por meio das atividades dos meristemas. Nesse sentido, a atividade meristemática está relacionada com o crescimento, a morfogênese e a diferenciação que acontece a partir da plântula e garante o desenvolvimento da planta adulta. Assim a divisão celular no meristema fornece novas células para expansão e diferenciação de tecidos e iniciação de novos órgãos, proporcionando a estrutura básica do corpo da planta.
Sobre as atividades meristemáticas, avalie as afirmativas a seguir:
I - Os meristemas são constituídos por dois conjuntos de células: as células iniciais meristemáticas, que se mantêm como iniciais ao longo de toda a vida do vegetal, e as células derivadas das iniciais, que se diferenciam em tipos celulares especializados após um determinado número de divisões mitóticas.
II - Os meristemas primário têm como função promover o crescimento longitudinal e são denominados de câmbio e felogênio e originam, respectivamente, os tecidos vasculares e o sistema de revestimento secundário.
III - Quando regiões de tecido meristemático são observadas entre os tecidos diferenciados, o meristema é denominado intercalar, sendo comumente encontrado em entrenós de caules e bainhas de folhas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
penas as afirmativas I e III estão corretas. Correto
Respondido por
14
Resposta: Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Explicação:corrigido ava
Perguntas interessantes