Português, perguntado por JamesBD, 1 ano atrás

A educação tem um papel fundamental nas políticas de Estado e envolve diversas dimensões. O texto abaixo reflete criticamente sobre a educação. O autor, Theodor Adorno, era um judeu alemão que se refugiou nos Estados Unidos devido ao nazismo na Alemanha. O texto visa elaborar pressupostos para uma educação que evite a intolerância e a produção de atrocidades como as ocorridas no período do nazismo.
Leia o trecho abaixo:

Crianças que não suspeitam nada da crueldade e da dureza da vida acabam por ser particularmente expostas à barbárie depois que deixam de ser protegidas. (...) O apelo a dar mais calor humano às crianças é artificial e por isto acaba negando o próprio calor. Além disto o amor não pode ser exigido em relações profissionalmente intermediadas, como entre professor e aluno, médico e paciente, advogado e cliente. Ele é algo direto e contraditório com relações que em sua essência são intermediadas. O incentivo ao amor - provavelmente na forma mais imperativa de um dever - constitui ele próprio parte de uma ideologia que perpetua a frieza. Ele combina com o que é impositivo, opressor, que atua contrariamente à capacidade de amar. Por isto o primeiro passo seria ajudar a frieza a adquirir consciência de si própria, das razões pelas quais foi gerada.

Com base no que aprendeu por meio da leitura do material referencial, elabore um texto que forneça elementos que estruturam uma boa política educacional e analise o papel social da educação.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
41

Olá!

O homem instaura leis que organizam a convivência em sociedade. São criadas estruturas básicas que regem e estabelecem essas relações, solidificando-se  à medida que se vai constituindo em locus de formação humana.  A escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima  diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada.

Com o objetivo de desempenhar a função social estabelecida, a escola precisa ser um espaço social que possibilita a construção e a socialização do conhecimento.  tendo em vista que esse conhecimento não é  dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em  construção.

Uma boa politica educacional, sendo assim, é aquela pautada na educação com igualdade, considerando a necessidade de cada comunidade. Que valoriza a educação de qualidade, com incentivo para as pesquisas e para os professores. Com estruturas administrativas e físicas bem definidas e exploradas.

Espero ter ajuado.


JamesBD: obg!
Respondido por joselitoxd
41

A educação não se resume em acabar com o analfabetismo, assim como uma política educacional bem estruturada não se resume na destinação de recursos financeiros à manutenção de escolas. Um projeto educacional deve se adequar às constantes mudanças da sociedade, promover o pensamento com autonomia.  Além de conhecimentos técnicos, a educação precisa formar o indivíduo para vida social e política, ou seja, um projeto educacional precisa elaborar, ao mesmo tempo, a formação dos alunos para a cidadania e para a vida profissional. Nesse sentido, o papel social da educação pode ser resumido como tendo a função gerar bons profissionais e de manter e reproduzir a cidadania, para que seja possível garantir uma transformação social bem direcionada.

Perguntas interessantes