A Educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, principalmente exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o complexo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social. Seja qual for à experiência proposta e o método adotado, o educador deverá levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando" (LOPES, 2010, p. 58).
LOPES, Vanessa Gomes. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Fael, 2010.
Com base neste entendimento, considere a seguinte situação hipotética:
A professora Roberta atua na Educação Infantil com crianças de 4 anos de idade e, para explorar os movimentos dos seus alunos, desenvolvendo os aspectos psicomotores, propôs a seguinte atividade:
Soluções para a tarefa
Dentre as competências da Base Nacional Comum Curricular que se associam a educação psicomotora podemos citar: o conhecimento e o autoconhecimento e auto cuidado.
Entendendo essas duas competências podemos traçar um paralelo com a prática psicomotora da seguinte forma:
1 - O objetivo da psicomotricidade como campo de estudo e pesquisa;
2 - O objetivo da psicomotricidade de fomentar o desenvolvimento Integral do Indivíduo.
3 - O objetivo da psicomotricidade como Intervenção;
Sabendo disso, notamos que o objetivo da psicomotricidade na educação é de gerar a transformação positiva no indivíduo, fortalecendo seus processos cognitivos e sua atuação prática do conhecimento.
Essa era a parte que faltava da questão:
A professora Roberta atua na Educação Infantil com crianças de 4 anos de idade e, para explorar os movimentos dos seus alunos, desenvolvendo os aspectos psicomotores, propôs a seguinte atividade: Atividade psicomotora: Pulando nos bambolês. Material: 5 bambolês, um balde e uma bola pequena.
Organização da atividade: O professor deverá dispor cinco bambolês no chão, um encostado no outro, formando uma fileira. O balde deve ser colocado a 50 centímetros de distância do último bambolê.
Desenvolvimento:
O professor pedirá para a criança pegar a bola, pular com os dois pés juntos dentro de cada bambolê e, no final, colocar a bola dentro do balde.
Diante disso, consulte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresente o campo de experiência que é explorado nesta atividade, bem como cite 2 (dois) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que podem ser contemplados, considerando o campo de experiência mencionado. Por fim, você deverá citar e explicar quais são os elementos psicomotores que estão envolvidos na atividade.